EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.61164/remunom.v1i1.3400Palabras clave:
Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); Transtorno do Espectro Autista (TEA).Resumen
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo reforçar o direito de uma educação para todos, visto que a Constituição Federal ressalta que a educação é um direito estendido a todos. Sendo assim todas as pessoas têm o direito ao acesso à educação, isso inclui as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), portanto a educação inclusiva não está fora do pacote, é um direito concedido. Este trabalho irá focar no Autismo, seu direito à educação e a legislação como seu campo de resistência, seus avanços e retrocessos na educação. A metodologia desenvolvida foi caracterizada na abordagem qualitativa, visto que analisa a educação como direito de todos, baseada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas leituras de livros e artigos, com pontos de vista e opiniões sobre o assunto. Sob esta perspectiva abordaremos os seguintes tópicos: Educação, Legislação e Gestão; Análise do Caos: a legislação como campo de resistência à alienação; Ranços e Avanços da LDB: direitos que tranço e lutas que esperanço e Drama Humano na sociedade do espetáculo: efeito espectador x vivências democráticas: a disputa entre participação e apatia no PPP. Os tópicos acima mencionados têm como embasamento a Constituição Federal, a LDB e a Legislação Educacional como uma ferramenta poderosa de resistência a alienação, dando suporte para os direitos que tranço e as lutas que esperanço, rompendo os ranços e buscando os avanços para uma educação inclusiva, justa e democrática, com qualidade e equidade para todos. A luta e busca por um novo tempo, onde as leis sejam respeitadas e efetivadas em prol de todos, para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária continuam através dos poucos remanescentes que ainda se contrapõem ao drama humano na sociedade do espetáculo, que não vivem apenas como um mero espectador.
Palavras-chave: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); Transtorno do Espectro Autista (TEA).
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