O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS AULAS DO CURSO DE QUÍMICA NO CURSO UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i4.3377Palabras clave:
TIC; Ensino Superior; Ensino de Química; Amazonas.Resumen
O uso das tecnologias de informação e comunicação está presente em nosso cotidiano e cada vez mais inserido nas instituições de ensino como suporte metodológico. O objetivo deste artigo é averiguar como as mídias sociais estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em uma universidade no interior do Amazonas. A metodologia utilizada apresentou caráter exploratório, descritivo e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para tanto, foram aplicados questionários para 11 professores e 57 alunos do Curso de Licenciatura em Química do CEST-UEA. Os resultados revelaram que as mídias mais utilizadas por professores e alunos são o WhatsApp e o YouTube. O WhatsApp foi descrito como popular devido ao seu fácil acesso, permitindo uma comunicação rápida e o compartilhamento de materiais de estudo. Os participantes mencionaram que utilizam o YouTube para acessar vídeos com conteúdos de Química. Como pontos negativos do uso das mídias, citou-se a distração durante a navegação por conteúdos de baixa relevância acadêmica, apontada tanto por professores quanto por alunos. Sobre o futuro, professores e alunos têm um olhar otimista quanto ao uso das mídias sociais no ensino, considerando a tecnologia uma estratégia que, quando bem utilizada, pode ser muito útil para contribuir com o ensino de Química.
Citas
BACILA, M. S. A prática pedagógica do formador do professor alfabetizador mobilizada pela pandemia nas instituições de Ensino Superior e o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 69, p. 940-956, 2021.
BRAGA, C. J. S. Ludo-informática no cotidiano escolar com a cibercultura. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 58-65, 2019.
BRAGA, D. S.; BRESCIA, A. T. Fatores Intervenientes de Resultados no Ensino Remoto: O Dispositivo de Acesso Importa? EaD em Foco, v. 12, n. 1, 2022.
CAMACHO, A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da COVID-19: novas experiências e desafios. 2020.
CARNEIRO, L. C.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e267985485, 2020.
CELESTINO, M. S.; DOS SANTOS COLLOCA, N. A. M.; ANANIAS JÚNIOR, L. F.; ALBINO, J. P.; VALENTE, V. C. P. N. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019.
CIRIBELI, J. P.; PAIVA, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, 2011.
COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.
COSTA, J. A.; MACHADO, D. D. C. P.; DE ANDRADE COSTA, T.; DA CRUZ ARAÚJO, F.; NUNES, J. C.; DA COSTA, H. T. S. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena – Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80-95, 2021.
CRANE, C. C. R. Tecnologia móvel: o uso do celular para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira no ensino superior. Revista CBTecLE, v. 3, n. 2, p. 135-146, 2019.
CRUZ, M. D. S. C. Redes sociais virtuais: percepção, finalidade e a influência no comportamento dos acadêmicos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 12433-12446, 2020.
DÁVILA, K. S. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Amazonas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 21, e11392, 2021.
DELAMUTA, B. H.; ASSAI, N. D. S.; SANCHEZ JÚNIOR, S. L. O ensino de Química e as TDIC: uma revisão sistemática de literatura e uma proposta de webquest para o ensino de ligações químicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e149996839, 2020.
DOS ANJOS, A. M. T. Ensino remoto no ensino superior em tempos de COVID-19: narrativas da experiência. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 30, 2020.
DOSEA, G. S.; DO ROSÁRIO, R. W. S.; SILVA, E. A.; FIRMINO, L. R.; DOS SANTOS OLIVEIRA, A. M. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020.
DOURADO, C. P.; SANNOMIYA, M. Percepção dos estudantes em aulas de química do ensino superior em modo remoto emergencial. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, e22033, 2022.
FERMANN, I. L.; LEDUR, B.; RIBEIRO BENETON, E.; SCHMITT, M.; GOULART CHAVES, J.; ANDRETTA, I. Uso de internet e mídias sociais por estudantes universitários: um campo de estudo emergencial. Ciências Psicológicas, v. 15, n. 1, 2021.
FIGUEIREDO, M. F. D.; SANTOS, I. S. O smartphone como ferramenta auxiliar de ensino/aprendizagem em plataformas de learning management system. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 9, 2019.
FRANK, S. R. Professores imigrantes digitais e alunos nativos digitais: conflitos, desafios e perspectivas. 2010.
GALLON, M. S.; LAHM, R. A.; VIALI, L.; DA ROCHA FILHO, J. B. Contribuições sobre a utilização do aplicativo WhatsApp na formação continuada de professores. Revista Conhecimento Online, 2019.
GOIS, J. TIC como ferramenta cultural no ensino superior em química. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2020.
GORGENS, P.; ANDRADE, P. C. A educação universitária apoiada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: algumas ideias práticas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2020.
GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; LUCA, G. G. D.; HENKLAIN, M. H. O.; GONÇALVES, V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
LIMA, C. S.; MARQUES, W. R.; ROCHA, L. F. D. B. V.; HOMEM, G. R. C. O papel da internet no uso do WhatsApp como recurso educacional: uma revisão sistemática da literatura no contexto da educação. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 11, e3112165, 2022.
LINHARES, E. D. P. Tecnologias, sala de aula e estágio na educação de jovens e adultos. 2019.
LOPES, R. P.; FÜRKOTTER, M. Tecnologias móveis: do possível ao realizável na educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 16, e4359007, 2022.
MARTINS, A. S. R.; QUINTANA, A. C. Fatores que influenciam a intenção de uso de um aplicativo na educação superior. In: Anais do XIX USP International Conference in Accounting, p. 1-19, 2019.
MORALES, V.; LOPEZ, Y. A. F. Impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 2, p. 53-67, 2020.
NHANCALE, C. Â.; CUAMBA, G. H.; NGUIRAZE, J.; MACHACA, L. H. Educação para a cidadania digital: o papel do professor universitário no contexto atual. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 7, n. 1, 2023.
OLIVEIRA NETO, A. A.; VAZ, W. F. Professor, posso usar o celular? Um estudo sobre mobilidade e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem escolar. Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 1, p. 343-363, 2020.
OLIVEIRA, G. S.; MENDONÇA, J. A.; SILVA, L. A. Metodologias ativas e TDICs: experiências no ensino remoto. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 46, 2021.
OLIVEIRA, N. R.; ALMEIDA, A. P. WhatsApp como ferramenta no contexto educativo. In: ieTIC2020: Livro de Atas VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC, p. 260-275, 2020.
OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de COVID-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, e020028, 2020.
OVÍDIO, M. F. C. M.; OLIVEIRA, M. O. M.; AMORIM, A. Uso do celular como interface pedagógica para mediar a construção do conhecimento na EJA. Revista Educação e Ciências Sociais, v. 3, n. 4, p. 130-142, 2020.
PÁDUA, G. D.; PEDRINI, J. B. F.; FÉLIX, M. C. L. O potencial das redes sociais como ferramentas pedagógicas auxiliares na educação superior no contexto da produção mediatizada do conhecimento. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 46, p. 46-60, 2021.
PAIVA, A. P.; SILVA, A. L.; PAIVA, L. F. R. Ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação: a retomada de um embasamento conceitual e as perspectivas para a educação superior. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, e146111434615, 2022.
PALMEIRA, R. L.; SILVA, A. A. R.; RIBEIRO, W. L. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na educação superior. Holos, v. 5, p. 1-13, 2020.
PAULISTA, C. A.; ALVES, R. S. TDIC – Utilização de tecnologias digitais na educação superior: das possibilidades e inovações à superação de barreiras e desafios. Revista Interface Tecnológica, v. 19, n. 2, p. 35-42, 2022.
PINTO, M.; LEITE, C. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do ensino superior. Educação e Pesquisa, v. 46, e216818, 2020.
PROETTI, S. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v. 2, n. 4, 2018.
RIBEIRO, J. M. G. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2022.
RODRIGUES, G. M.; SILVA, J. V. M.; COSTA, J.; SOUSA, L. L. L. O uso do celular como objeto de aprendizagem nos cursos de graduação da UFERSA. Revista Foco, v. 16, n. 1, e852, 2023.
SAMPAIO, H.; PIRES, A.; CARNEIRO, A. M. De volta ao futuro? A pandemia de COVID-19 como catalisadora de mudanças no ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 2, p. 53-66, 2022.
SANTOS, E. T. Mobilidade digital no curso de pedagogia: o que pensam os docentes sobre o celular na sala de aula. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, 2019.
SANTOS, J. R.; ZABOROSKI, E. Ensino remoto e pandemia de COVID-19: desafios e oportunidades de alunos e professores. Revista Interacções, v. 16, n. 55, p. 41-57, 2020.
SANTOS, Z.; SANT’ANA, C. C. Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior. Revista de Ciência da Computação, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2019.
SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. D. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, p. 429-438, 2020.
SILVA, L. V. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 46, n. 1, p. 143-159, 2020.
SONEGO, A. H. S.; MINUZI, N. A.; RODRIGUES, A. G.; MACHADO, L. R.; BEHAR, P. A. Perfil do professor mobile: uso de dispositivos móveis na docência. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 1-30, 2022.
TAGARRO, W. X.; LIMA, A. A.; FONSECA, J. J. R.; STAVRAKAKIS, R.; JATOBÁ, A.; FREITAS, V. G. G. Utilização das ferramentas de tecnologias digitais da informação e comunicação pelo professor no ensino superior. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 4, n. 2, p. 39-59, 2019.
TEZANI, T. C. R. Nativos digitais e a prática pedagógica: pontos e contrapontos. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, 2017.
TOMBINI, C. S.; ZAMPERETTI, M. P. As redes sociais nos espaços de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. In: Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, p. 158-167, 2021.
VIEIRA JÚNIOR, I. L.; MELO, J. C. Utilizando as tecnologias na educação: possibilidades e necessidades nos dias atuais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 34301-34313, 2021.
YAMAGUCHI, K. K. L. Ensino de Química Inorgânica mediada pelo uso das tecnologias digitais no período de ensino remoto. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e041, 2021.
ZACARIOTTI, M. E. C.; SOUSA, J. L. S. Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.