BREVE ANALISE DA GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PRIMAVERA NO MUNICÍPIO DE THEOBROMA-RO: CONHECENDO SUAS ESTRATEGIAS PARA UMA CONVIVÊNCIA PACIFICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3207Palabras clave:
Gestão de Conflitos, Convivência Pacífica, Escola.Resumen
A referida pesquisa aborda a temática da gestão de conflitos no ambiente escolar, um aspecto crucial para a gestão e administração nas escolas. Objetiva-se de forma geral analisar a gestão de conflitos em escolas e identificar estratégias eficazes para promover uma convivência pacífica. De forma mais específica buscará identificar as principais causas de conflitos em escolas, avaliar as estratégias atuais de gestão de conflitos e propor estratégias eficazes para a gestão de conflitos, buscando também diagnosticar sobre a ocorrência de capacitações/formações com foco na gestão de conflitos na referida escola e por fim tentar compreender quais estratégias a comunidade escolar vem adotando para promover uma convivência pacífica. Justifica-se a relevância desta pesquisa no âmbito da gestão pública, por entendermos que há uma necessidade de estudar as causas dos conflitos escolares e identificar estratégias eficazes para gerenciá-los. Metodologicamente optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, incluindo entrevistas com administradores/gestores escolares, professores e alunos, além de uma revisão da literatura, sobre a temática em curso. Os dados coletados serão analisados usando análise temática. Espera-se que os resultados desse breve pesquisa possam contribuir para no entendimento junto ao corpo gestor da referida instituição estudada, como podem atuar coletivamente na melhoria da gestão de conflitos, buscando promover uma convivência pacífica.
Citas
BARBARÁ, Saulo. Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007
DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura G. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. UNESCO, 2021.
FLORES, L. M. M. A gestão escolar e a educação inclusiva: um estudo de caso de uma escola de educação infantil do município de São Sebastião do Caí. (Trabalho de Conclusão de Curso). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Feliz, RS, Brasil, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. KILMANN, R. H.; THOMAS, K. W. Developing a Forced-Choice Measure of Conflict-
Handling Behavior: The “MODE” Instrument. Educational and Psychological Measurement, v. 37, n. 2, p. 309–325, 1977.
MINAYO, M. C. de S., DESLANDES, S. F. e GOMES, R. Teoria, Método e Criatividade.
ed. Petrópolis-RJ. Vozes, 2015.
PIAGEJ, J.Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/Unesco, 1973.
RODRIGUES, Luciano. O papel dos controles internos na auditoria: uma análise das diferenças do seu uso pelo auditor externo e interno. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. 59p.
THAPA, A.; COHEN, J.; GUFFEY, S.; HIGGINS-D’ALESSANDRO, A. A Review of
School Climate Research. Review of Educational Research, v. 83, n. 3, p. 357–385, 2013.
WARAT, Luis Alberto. O ofico do mediador. Florianópolis: Habitus, 2001.
DIAS, Daniela de Oliveira Kimus. Bullying – violência entre pares no contexto escolar. In: Psicologia na prática jurídica – a criança em foco. São Paulo: Saraiva, 2012.
FANTE, C. A. Z. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus, 2005.
Pesquisa em Sites
www.cne.gov.br Conselho Nacional de Educação. Acesso em: 18/07/2024.
https://www3.seduc.mt.gov.br/mediacao-escolar/mediacao-de-conflitos-escolares) , acesso em 25.10.2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.