BARREIRAS TÉCNICAS E ECONÔMICAS NA ADOÇÃO DA ENERGIA SOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3154

Palabras clave:

Energia solar, Barreiras, Economia, Alternativas

Resumen

A energia solar é uma fonte de energia renovável que utiliza a radiação emitida pelo sol a fim de fornecer eletricidade ou calor. Considerada uma das alternativas mais limpas e sustentáveis, esta fonte desempenha um papel crucial na transição energética global, ao apresentar-se como alternativa para redução da dependência de combustíveis fósseis e mitigação dos impactos no que tange às mudanças climáticas. Apesar de tal importância e crescimento no Brasil, a energia solar tem enfrentado, desde o seu surgimento, diversos obstáculos e desafios, no campo da implementação, adaptação, continuidade ou de custo. Diante desse cenário, este estudo tem o objetivo de identificar os principais obstáculos econômicos e técnicos da energia solar em território brasileiro, bem como apontar possíveis medidas para a minimização das barreiras. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo e natureza exploratória. Quanto aos resultados, verificou-se que dentre as barreiras técnicas se destacam a intermitência e armazenamento de energia, eficiência limitada dos painéis solares, manutenção e durabilidade e integração à rede elétrica. Nas barreiras econômicas têm-se o alto custo inicial, longo prazo de retorno, falta de incentivos governamentais e financiamento e acesso ao crédito. A oferta de financiamento acessível, incentivos governamentais, programas de inclusão e novas tecnologias, bem como melhorias na eficiência dos painéis até o aprimoramento das redes elétricas e do armazenamento de energia, estão entre as soluções apontadas.

Citas

ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Dados do mercado de energia solar no Brasil. 2024. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/mercado-de-energia-solar-no-brasil.html. Acesso em: 10 out. 2024.

AZEVEDO, Rui Emanuel Flores Ramos da Costa. Modelos de negócios nas empresas de serviços solares: barreiras e oportunidades. Estudo apresentado ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Finanças Empresariais. Porto, 2022.

BARBOSA, Jardel de Souza Silva Costa. Energia solar fotovoltaica como solução sustentável para a iluminação pública: análise de cenários e impactos econômicos. 2024. 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.

BATISTA, Washington André et al. Energias sustentáveis: a viabilidade econômico financeira da utilização de energia solar no Brasil. FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão, v. 23, n. 3 - dez 2020.

BRASIL. Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Resolução Normativa n° 482, de 17 de abril de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 abr. 2012. Disponível em: https://www.aneel.gov.br/cedoc/ren2012482.pdf. Acesso em: 10 out. 2024.

BOTELHO, Moisés Phillip; PAULA, Istefani Carísio de. Análise de barreiras que afetam a adoção de tecnologias voltadas à eficiência energética. ENEGEP. XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”. 12(1), p. 1-19; 2022.

CARVALHO, Raissa Costa. Gerenciamento de riscos em projetos de energia solar e eólica. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.

DIAS, Reinaldo. O papel das energias renováveis no cumprimento dos ODS: oportunidades e desafios. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514845; 2024.

DUARTE, Eduardo Marques; MAGALHÃES, Cláudio Márcio. A implementação e os desafios interacionais da energia solar térmica em Sapucaias, Contagem (MG). Revista Tecnologia e Sociedade. 17(47), p. 1-15; 2021.

FRATE, Claudio Albuquerque; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de. Barreiras para adoção de sistemas FV em condomínios residenciais: vozes de especialistas do Planalto Central do Brasil. Revista Brasileira de Energia. vol. 29, nº 2; 2023.

LEVATE, Paulo Vitor; FERREIRA, Lindomayara França; GONÇALVES, Eduardo. Um debate sistemático sobre as políticas de fomento à energia solar fotovoltaica e as suas perspectivas. Revista BRSA. 12(02), p. 1-15; 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 9º ed. Editora: Atlas, 2021.

OLIVEIRA, Marco Antônio Junior Souza. Estudo comparativo entre células solares perovskita e silicio. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Contagem, 2021.

PAIXÃO, Joelson Lopes da et al. Energia fotovoltaica: avanços, potencialidades e desafios para uma transição sustentável. Revista Editora Científica. 16(1), p. 1-18; 2024.

RICCI, Mayara Rohenkohl et al. Uma análise multicritério de barreiras na logística reversa de módulos fotovoltaicos. XLII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. "Contribuição da Engenharia de Produção para a Transformação Digital da Indústria Brasileira" Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, 04 a 07 de outubro de 2022.

SANTOS, Diego Resende et al. Desafios e soluções para o armazenamento de energia renovável. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(4), p. 76-88; 2023.

SENA, Victor de Oliveira. Análise técnico-econômica de um sistema de geração de energia solar distribuída compartilhada para consumidores residenciais de baixa renda. 2023. 72 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.

SILVA, Carla Almeida da, NETO, Antônio Pinto; FLORIAN, Fabiana. A adoção da energia solar como fator para eficiência energética, com ênfase na implementação de usinas solar fotovoltaica para alimentação do sistema de iluminação industrial. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e3122484; 2022.

SILVA, Frankysia Faria da. Análise de viabilidade econômica de um sistema solar fotovoltaico para minigeração distribuida de eletricidade: caso UFMT, Campus Cuiabá – MT. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2022.

SILVA, Jéssica Alice Alves da, et al. Gerenciamento de energia em tempo real da microrrede labrei. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. 1(12), p. 1-15; 2024.

VASILEVA, Tereza Emilova. Impactos Sociais do Desenvolvimento de Energia Solar em Meios Urbanos: A Importância da Mudança de Rotina Após a Transição Energética: Estudo de Caso em Lisboa, Portugal. Mestrado em Antropologia e Especialização em Culturas Visuais. Lisboa, 2023. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/cce20e0cbc296fba50d7375f9cfcef36/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y. Acesso em: 01 out. 2024.

VIANNA, Léia Maria Coelho. Desafios e oportunidades da energia solar no Rio Grande do Sul, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no primeiro semestre de 2023 ao Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas. Florianópolis, 2023.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

OLIVEIRA, P. P., & WANDERLEY, M. V. L. (2024). BARREIRAS TÉCNICAS E ECONÔMICAS NA ADOÇÃO DA ENERGIA SOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3154