DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Jheniely Cardozo Alves de Carvalho Faceli
  • Gisele Azevedo Moreira Faceli Faculdade de Ensino Superior Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3070

Palabras clave:

Desenho Universal Da Aprendizagem; Contexto Escolar; Ensino Público.

Resumen

O desenho universal da aprendizagem (DUA) é uma filosofia que busca tornar acessível a todos o currículo escolar, pois é através dele que são utilizados os diferentes meios de representação e execução dos conteúdos. Para tanto o presente artigo objetiva analisar de que forma o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) é utilizado em uma instituição de ensino público no município de Linhares-ES. Tendo como método de pesquisa as questões qualitativas, usando a ferramenta entrevista estruturada, contendo dezesseis perguntas discursivas, como campo para coleta de dados, direcionada a professora que atua no atendimento educacional especializado da sala de recursos multifuncionais da referida instituição. Os resultados esperados desta análise visam compreender as práticas pedagógicas relacionadas ao DUA, identificando desafios e possibilidades de implementação no contexto escolar. Assim, ao investigar a aplicação do DUA, o artigo se propõe a contribuir para o debate sobre inclusão educacional, ressaltando a importância de adaptações curriculares e metodológicas que promovam a acessibilidade e a equidade no ensino.

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Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Cardozo Alves de Carvalho, J., & Azevedo Moreira, G. . (2024). DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(2). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.3070