PSICOEDUCADORES INSTITUCIONAIS QUE TRABALHAM COM PROFESSORES REGULARES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2881Palabras clave:
Discente. professor. docente. psicoterapeuta. organizacional.Resumen
Nas últimas décadas, Número de crianças comdificuldades de aprendizagem matriculadas em escolas regulares aumentou. Devido a esta carência, a existênciade psicoeducadores institucionais é muito importante nas instituições escolares. Isto porque as parcerias com professores, quando bem coordenadas, podem promover o aumento intelectual dos alunos. Visando desenvolver isso, realizamos uma revisão bibliográfica de publicações acadêmicas e obras literárias recomendados por professores de pós-graduação. O objetivo deste trabalho é contribuir para a criação de material de investigação no domínio do serviço apoio psicopedagógico no ambiente institucional e ajudar pais, futuros psicólogos educacionais, investigadores e especialistas em campos relacionados a compreender a relevância do trabalho dos psicólogos educacionais. Trabalho de professor. Após a realização de um estudo, chegámos à conclusão de que a presençadeste especialista é extremamente relevante, tendo em conta as suas competências profissionais que irão contribuir para a atividade do educador e ajudar na comunicação eficaz com os alunos.
Citas
BASTOS, Alice Beatriz Barreto Izique. Psicopedagogia clínica e institucional: diagnóstico e intervenção/Alice Beatriz Barreto Izique Bastos. - São Paulo: Edições Loyola, 2015.
BOSSA, N.A. A psicopedagogia no Brasil.4.ed. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2011.
Desenvolvimento psicológico e educação/organizado por César Coll, Álvaro Marchesi e Jesús Palacios; trad. Fátima Murad – 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2004. 3v.
GINÉ, CLIMENT. A avaliação psicopedagógica. In: COLL, MARCHESI, PALACIOS & COLS (Org.) Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2004, P.275-289.
Leidediretrizesebasesdaeducação.Disponívelem: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2015/Lei/L13146.htm
MERY, J. Pedagogia curativa, escolar e psicanálise. Porto alegre: Artmed, 1995.
SCALZER E SILVA. Sobre o olhar psicopedagógico: a importância desse profissional no âmbitoescolar.Disponívelem:https://facsaopaulo.edu.br/wp- content/uploads/sites/16/2018/05/ed2/12.pdf
SCOZ,etal.Psicopedagogia:contextualização,formaçãoeatuação profissional. Porto Alegre: Artmed, 1992.
MERY, J. Pedagogia curativa, escolar e psicanálise. Porto alegre: Artmed, 1995
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.