OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES EM MARI-PB
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2876Palabras clave:
Educação do campo, Gestor escolar, Relação escola comunidade, Gestão democrática.Resumen
Este artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.
Citas
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Plátano Edições Técnicas, 2003.
BRASIL. Decreto 7.352 de 4/11/2010 Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. BRASIL Portaria Nº 579, de 2 de julho de 2013 Institui a Escola da Terra. DOU Nº 126/2013, p.11).
BRASIL. Lei n. 12.960, de 27 de março de 2014. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. Diário Oficial da União: Brasília, Distrito Federal, 28 mar. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. SECADI. Educação do Campo: Marcos Normativos. Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação para a Educação do Campo.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Panorama da educação do campo. Brasília, DF: MEC/Inep, 2007.
I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo. Texto Base. Brasília DF, 1998.
LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2011.
LÜCK, Heloísa. FREITAS, Kátia Siqueira de. GIRLING, Robert. KEITH, Sherry. A Escola Participativa – O Trabalho do Gestor Escolar. Editora Vozes, 2005.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti, ET AL. Escola e a aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Saberes implicados na formação do educador. In: Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A da. (Orgs.), VI. 1. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.