OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES EM MARI-PB

Autores/as

  • Francisco Alves Cordeiro Neto Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Mari - PB, Brasil
  • Aguinaldo Pereira Instituto Federal de Rondônia - IFRO

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2876

Palabras clave:

Educação do campo, Gestor escolar, Relação escola comunidade, Gestão democrática.

Resumen

Este artigo discute sobre o papel do gestor escolar em uma escola do campo localizada na cidade de Marí-PB. Dialoga sobre os desafios enfrentados pela instituição no que se relaciona ao processo de ensino e aprendizagem discente de modo significativo. Apresenta a importância da gestão democrática para o desenvolvimento das atividades proposta pela escola e analisa a relação exitosa que há entre escola, família e comunidade a favor da aprendizagem do educando que reside no campo. A pesquisa identifica algumas causas apresentadas pela gestão pública no que se relaciona ao fechamento das escolas do campo e indica as possíveis soluções propostas pelo poder público para direcionar os educandos a outras instituições municipais. Esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os principais desafios enfrentados pela gestão escolar em uma escola localizada no campo em Mari-PB. Como objetivos específicos temos: refletir sobre a importância da escola na comunidade; compreender as competências do gestor escolar; e reconhecer as atividades desenvolvidas em uma gestão democrática. A metodologia para esta pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista gravada em áudio com a gestora escolar, a gestora adjunta e a presidente do conselho escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. Utilizamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola para nortear nosso estudo, além de realizar uma pesquisa bibliográfica a partir de autores, leis e decretos que discutem sobre esta temática, tais como: Ausubel (2003); Brasil (2007; 2013; 2014); Luck (2005; 2011); Muzukami (2002); Saviani (1996), entre outros. Observou-se nesta pesquisa que o gestor escolar exerce uma função de liderança fundamental para o diálogo com a comunidade, permitindo incentivar a participação dos discente durante os eventos escolares de forma efetiva, valorizando o aprendizado construído em seu contexto. A gestão democrática possibilita uma atuação de proximidade entre a escola e a comunidade com o objetivo de fortalecer os laços afetivos entre os educandos e a família no contexto em que eles estão inseridos.

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Publicado

2024-09-30

Cómo citar

Alves Cordeiro Neto, F. ., & Pereira, A. (2024). OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES EM MARI-PB. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2876