O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i2.2816Palabras clave:
Intervenções. Sentimentos. Cuidados.Resumen
A adolescência é um período de desenvolvimento fundamental na vida de um indivíduo, caracterizado por uma transição significativa e a descoberta de sentimentos, além do aprofundamento do autoconhecimento e da compreensão da sociedade em que se está inserido. É um momento em que o estresse, as mudanças fisiológicas e as transformações socioambientais podem evidenciar preocupações relacionadas à saúde mental, que precisam ser cuidadosamente observadas. A promoção da saúde mental entre adolescentes é um aspecto crucial da prática da enfermagem, uma vez que os transtornos mentais podem ter um impacto significativo na vida dos jovens. O enfermeiro, como profissional capacitado, desempenha um papel essencial na identificação precoce, no atendimento intervencionista com foco em uma escuta ativa e humanizada, e no suporte emocional, o que contribui para uma melhor aderência ao tratamento. Além disso, o enfermeiro tem a responsabilidade de educar e promover o aprendizado, desmistificando a temática da saúde mental. O objetivo deste estudo é descrever a importância do papel do enfermeiro na promoção da saúde mental em adolescentes. Baseado em uma revisão da literatura, o estudo destaca a relevância de uma abordagem educativa e da identificação e intervenções terapêuticas integradas para promover a saúde mental dos jovens. As estratégias desenvolvidas pelos enfermeiros devem abordar as necessidades práticas frequentemente destes adolescentes, garantindo assim uma abordagem abrangente e eficaz nos cuidados prestados.
Citas
ALMEIDA, V. A.; BELLOC, M. M.; JUNIOR, P. R.; LEMOS, F. C. S. Saúde mental, resistência e cidadania: relato de experiência de uma rádio antimanicomial. Revista Saúde em Redes, v.8, supl. n.2, 2022.
AZEVEDO, S, F. et al. Competências dos enfermeiros na consulta de enfermagem do adolescente. 2022. Disponível em: 32959-Article-371211-1-10-20220807 (3).pdf Acesso em: 15 mar 2024
Brasil. Decreto nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007. Institui O Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras Providências. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Brasília. 2007. Recuperado em 05 novembro, 2018 em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6286.htm.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001.
BULECHEK GM, BUTCHER HK, DOCHTERMAN JM. Nursing interventions classification (NIC). 5th ed. St. Louis: Mosby; 2007.
CENCI, M. O cuidado na saúde mental: trabalho do enfermeiro no centro de atenção psicossocial. 2015. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/f256d881-dc25-4353-b4a2-bea7c5712410/content Acesso em: 25 junho 2024
CORRÊA, S. A Importância do Enfermeiro para Pacientes Mentais no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/enfermeiro pacientesmentais?pdf=6480> Acesso em: 23 mar 2024.
Decreto-Lei nº 161/96, de 4 de setembro, do Ministério da Saúde (1996). Aprova o
GARCIA APRF, FREITAS MIP, LAMAS JLT, TOLEDO VP.. Nursing process in mental health: an integrative literature review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(1):209-18. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0031
GONÇALVES, J. C. Estudo Dos Fatores Determinantes De Transtornos Mentais Em Adolescentes: Revisão Sistemática. 2022. Disponível em: <https://interfaces.unileao.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/523/383>. Acesso em: 08/04/2024.
GROLLI V, WAGNER MF, DALBOSCO SNP. Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes do ensino médio. Rev Psicol IMED. 2017[citado em 2022 mar. 02];9(1):87-103. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pi-d=S2175-50272017000100007&lng=pt&nrm=iso Acesso: 15 de Jun. 2024.
HOCKENBERRY, M., & WILSON, D. Wong Enfermagem da Criança e do Adolescente. 9ª ed. Loures, Portugal: Lusociência. 2014.
HUBER, M. et al. How should we define health? British Medical Journal, London, n. 343, p. d4163, 2011.
IKUTA CY, SANTOS MA, BADAGNAN HF, DONATO ECSG, ZANETTI ACG. Conhecimento dos profissionais de enfermagem em situações de emergência psiquiátrica: revisão integrativa. Rev Eletr Enf [Internet]. 2013 Oct-Dec [cited 2016 Dec 07]; 15(4):1034-42. Available from: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/20954
MACHADO JSM, Luna AA, Souza PA, Silva CMC, Silva NCM. Coleta de dados de enfermagem direcionada ao adulto e ao idoso hospitalizado: uma revisão integrativa. Rev Enferm Atenção Saúde. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/Seja%20Bem%20Vindo/Downloads/%235553+e202248+PT.pdf Acesso: 06 de Jun. 2024.
MENEZES NETO, J.B.; SILVA, E.S.M.; FIGUEIRA, G.M.; SOUZA, J.C. O estigma da doença mental entre estudantes e profissionais de saúde. Research, Society and Development, 2021.
MIELKE FB, KANTORSKI LP, JARDIM VM da R, OLSCHOWSKY A, MACHADO MS. O cuidado em saúde mental no CAPS no entendimento dos profissionais. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2009Jan;14(1):159–64. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-81232009000100021
MONTELO, L.; MELO, G. Atuação da enfermagem na emergência psiquiátrica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 08, Vol. 04, pp. 66-81. Agosto de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/emergencia-psiquiatrica
MOREIRA, L.; BASTOS, P. Prevalência e fatores associados à ideação suicida na adolescência: revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 445-453, 2015.
NEVES JVVS, et al. Uso de álcool, conflitos familiares e supervisão parental entre estudantes do Ensino Médio. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2021; 26(10): 4761-4768
ORDEM DOS ENFERMEIROS. Padrão de documentação de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Ordem dos Enfermeiros. 2018.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Problemas de la salud de la adolescencia. Informe de un comité de expertos de la O.M.S (Informe técnico n° 308). Genebra. 1965.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas.1993.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Constituição da Organização Mundial de Saúde. Nova Iorque, 1946. Disponível em: http://www.cbmvha.org.br/2013/01/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho/>. Acesso: 01 de Jun. 2024.
REGULAMENTO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS. Diário da República, I Série-A, nº 205, 2959-2962;
ROSVALL P. Å., & NILSSON S., (2016). Gender-based generalisations in school nurses’ appraisals of and interventions addressing students’ mental health. BMC Health Services Research, 16(1). Doi:10.1186/s12913-016-1710-1.
SOBRAL FR, CAMPOS CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev esc enferm USP [Internet]. 2012Feb;46(1):208–18. Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028
SOUZA, N. R. P., FERNANDES, F., & MARTINS, J. J. (2013). Violência: Indisciplina e Bullying no Ambiente Escolar. UNINGÁ. 15(2), 10-13. Recuperado em 11 dezembro, 2018, em http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/755.
TEIXEIRA LA, FREITAS RJM, MOURA NA, MONTEIRO ARM. Necessidades de saúde mental de adolescentes e os cuidados de enfermagem: revisão integrativa. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2020 [acesso ANO MÊS DIA]; 29:e20180424. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0424
WAIDMAN MAP, MARCON SS, PANDINI A, BESSA JB, PAIANO M. Assistência de enfermagem às pessoas com transtornos mentais e às famílias na Atenção Básica. Acta paul enferm [Internet]. 2012;25(3):346–51. Available from: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000300005
WORLD HEALTH ORGANIZATION. ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics. Geneva: WHO. 2018. Recuperado de https://bit.ly/35gOVnE
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.