DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR: DISCUSSÕES E VIVÊNCIAS EM ITAPORANGA-PB
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2743Resumen
O referido estudo discute a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento de gestão da escola pública. Este texto orienta-se a partir da perspectiva da gestão democrática como princípio e prática de promoção da qualidade na educação. Sua produção advém das reflexões ancoradas no Curso de Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Rondônia. Assume como objetivo geral conhecer a gestão e as ações que se alinham a uma prática democrática e participativa por meio dos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs), além de outros que aprofundam o conhecimento deste documento para a construção da identidade de cada escola e para melhoria da aprendizagem. Esta análise tem como recorte duas escolas públicas da cidade de Itaporanga- Estado da Paraíba, de onde falam as pesquisadoras. A metodologia utilizada neste trabalho se pauta em uma pesquisa documental e incursões teóricas do processo educacional, como os marcos legais, os fundamentos e as dimensões na perspectiva da gestão democrática e participativa, sendo organizada em três olhares: preceitos epistemológicos, espaços de decisões, e ações, estratégias e práticas descritas a partir dos projetos. Os resultados mostraram a partir da caracterização das escolas e sobre a tríade intencionalidade, espaço e ação como ocorrem o processo de organização mediante seu documento primordial considerado como elemento de sustentação de uma escola pública sob a ótica de uma liderança compartilhada e colegiada para conseguir se tornar um ambiente democrático de formação do cidadão. Ainda são identificadas dificuldades e potencialidades na efetivação da gestão educacional. Entretanto, percebe-se a necessidade de políticas destinadas ao fortalecimento de espaços coletivos de decisão e participação.
Palavras-chave: Projeto Politico-Pedagógico; Participação e Gestão Escolar.
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