METODOLOGIAS/ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2714

Palabras clave:

Educação de surdos; Metodologias/Estratégias para o ensino de matemática; Ensino fundamental II; Ensino de matemática para surdos.

Resumen

Diante do cenário educacional e social que a comunidade surda vem enfrentando no decorrer de um século, o presente trabalho realiza uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fazer um levantamento e analisar as metodologias/estratégias que estão sendo utilizadas no ensino da Matemática para alunos surdos do Ensino Fundamental II, assim como, investigar algumas estratégias e metodologias ativas, expondo alternativas possíveis de tornar a educação desses alunos mais significativa, junto a importância da utilização do espaço visuespacial . Os objetivos surgiram de forma a buscar a resposta para o problema da pesquisa, sendo ele: quais são as metodologias/estratégias que estão sendo utilizadas no ensino da matemática para alunos surdos do Ensino Fundamental II? O presente trabalho também apresenta um breve retrospecto sobre a surdez e a educação dos surdos, oportunizando aos leitores uma maior familiarização com o tema e com a luta que essa comunidade vem enfrentando ao longo de tantos anos. A pesquisa ocorreu na base de dados do portal de periódicos da CAPES, considerando apenas produções acadêmicas elaboradas em formato de artigos, no período de 2013 a 2023, com o intuito de alcançar os objetivos propostos. Os resultados da pesquisa serviram também como alerta, visto que dentro de 31 artigos encontrados, apenas 2 destes atenderam aos objetivos traçados. Ao final, estes dois artigos são analisados e discutidos, ficando evidenciado a importância da utilização de metodologias/estratégias que se distanciem do ensino tradicional na educação desses alunos.

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Publicado

2024-08-20

Cómo citar

Batista Rodrigues , E. ., Cardoso Mattos, G., & Kíssila Oliveira Fernandes, M. . (2024). METODOLOGIAS/ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2714