O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO ENTRE O GOVERNO E O CIDADÃO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2490Palabras clave:
Redes Sociais; Tecnologias da Informação e do Conhecimento; Comunicação digital; Administração PúblicaResumen
Este trabalho foi elaborado a partir do estudo das teorias, conceitos existentes e pesquisa sobre a utilização das redes sociais pela administração pública a fim que possamos entender como essa ferramenta é utilizada pelo setor público, em especial pelas prefeituras destacando-se a prefeitura de Pitimbu-PB. Se a sua utilização é uma tendência que veio para ficar, se esse modelo traz vantagem competitiva para as organizações, entre outras perguntas que cercam o tema. O objetivo dessa pesquisa é apresentar e discorrer sobre como as instituições públicas e os governos utilizam as mídias sociais para ampliar a sua comunicação e interação com os cidadãos, através de um estudo do uso das principais redes por essas organizações e também de uma revisão de literatura inerentes a área de estudo. Como abordagem de investigação foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo, mediante revisão de literatura, análise documental, aplicação de entrevista e coleta de dados através da aplicação de questionários.
Citas
Castells, M. (2002). A internet e a sociedade em rede.
Castells, M. (2011). A galáxia da internet: Reflexão sobre internet, negócios e sociedade. Zahar.
Carapeto, C. & Fonseca, F. (2009). Governação, Inovação e Tecnologias
O Estado Rede e a Administração Pública do Futuro. Lisboa: Edições Sílabo.
Farranha, A. C., & Santos, L. T. (2015). Administração pública, direito e redes sociais: O caso da CGU no Facebook. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, 10(2). Recuperado de www.ufsm.br/redevistadireito.
Kniess, A. B. (2019). Comunicação pública e transparência governamental em redes sociais digitais: O caso da Controladoria-Geral da União (CGU). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.
MOURA, Maria Aparecida. Cultura informacional, redes sociais e lideranças comunitárias: uma parceria necessária. In: MOURA, Maria Aparecida (org). Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2011. 150p.
Recuero, R. (2011). Redes sociais na internet. Sulina.
Santos, J., & Harmata, F. (2013). Análise de caso da Prefeitura de Curitiba: A relação entre humor e serviço público na comunicação em redes sociais. Anais do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Bauru, SP, Brasil, 17. Recuperado de http://www.wegov.net.br/wp-content/uploads/2015/03/Artigo-Análise-de-Caso-da-Prefs.pdf
Santos, G. H. C. (2016). O uso das mídias sociais no poder público: Análise do perfil “Senado Federal” no Facebook. (Dissertação de Mestrado). Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Minas Gerais, Belo Horizonte. Recuperado de http://tede.fjp.mg.gov.br/handle/tede/358
Solides. (2020). O que você precisa saber sobre o recrutamento por meio das mídias sociais. Recuperado de https://blog.solides.com.br/recrutamento-nas-midias-sociais/
TOMAÉL, M.I.; ALCARÁ, A.R.; DI CHIARA, I.G. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, v.34, n.2, p.93¬104, 2005. Disponível em: < http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/642/566>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.