MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2466Palabras clave:
Educador; Educação Básica; Fenomenologia.Resumen
Este estudo objetivou descrever as memórias de uma professora da educação básica a partir da fenomenologia. O uso da fenomenologia sobre os estudos ainda é algo em debate, devido às adaptações necessárias do campo filosófico para o campo empírico e sua complexidade de informações e metodologias. Entretanto, não podemos negar a riqueza desse método para investigações que buscam conhecer o aspecto subjetivo da relação entre os seres humanos e seus espaços vividos, ou seja, as essências dos fenômenos. Foi tratado inicialmente uma breve contextualização teórica sobre a fenomenologia, para posteriormente descrever as memórias de uma educadora da educação básica aposentada, um dos fatores identificados refere-se o vínculo afetivo na qual a entrevistava demonstrou ter pelos seus ex-alunos.
Citas
BOAVA, D. L. T.; MACEDO, F. M. F. Contribuições da fenomenologia para os estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, Ed. Especial, p. 469-487, 2011.
FARIA, Adriana Horta De. Trajetórias docentes: memórias de professores homens que atuaram com crianças no interior de mato grosso do sul (1962-2007). Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 2018.
GODOI, C.K. et al (Org.). Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MEDEIROS, M.L.; PASSADOR, J.L.; BECHELENI, D.G. A fenomenologia e a pesquisa em turismo: Reflexões para aplicação com base no turismo gastronômico. Turismo Visão e Ação. ISSN 1983-7151, v. 13, n. 1, p. 20–34, 2011.
MIRANDA, N. M. Percepção ambiental dos proprietários rurais do município de Palmas (TO): subsídios para o licenciamento ambiental. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO.
MOURA, M.C.C.; BITENCOURT, C.C. A articulação entre estratégia e o desenvolvimento de competências gerenciais. RAE-eletrônica. São Paulo, v. 5, n. 1, Art. 3, jan./jun. 2006.
PIMENTEL, R.; NOGUEIRA, E.E.S. Estudos baseados na prática: possibilidades metodológicas para pesquisas em estudos organizacionais. Revista Organizações & Sociedade, v. 25, n. 86, p. 350-370, 2018.
SANTOS, F.P.; SOUZA, L.B. Estudo da percepção da qualidade ambiental por meio do método fenomenológico. Mercator. Fortaleza, v.14, n.2, p. 57-74, 2015.
SIANI, S.R.; CORREA, D.A.; LAS CASAS, A.L. Fenomenologia, método fenomenológico e pesquisa empírica: O instigante universo da construção do conhecimento esquadrinhada na experiência de vida. Revista da Administração da UNIMEP (RAU). ISSN: 1679-5350, v.14, n. 1, p. 193-219, 2016.
SILVA, M. T. Uma análise crítica do método fenomenológico e da sua relação com as “Geografias” Humanistas. Geografia em Questão. ISSN 2178-0234, v. 06, n. 02, p. 63-93, 2013.
SILVEIRA, R. Z. da; GUERRA, A.C; GONÇALVES, C.A. A Aplicação da fenomenologia nos estudos organizacionais do Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa RAEP. Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 269-300, 2012.
SOUZA, L. B. Percepção ambiental e fenomenologia: possibilidades de adaptação do método e alguns exemplos de pesquisas. Desenvolvimento e Meio Ambiente (DMA). v.40, p. 297-314, 2017.
SOUZA, L. B. Percepção ambiental e a fenomenologia de Husserl: um exercício de reaproximação. In: SILVA, V. C. P; CORCÍNIO JÚNIOR, G. (Orgs.) Natureza e representações imaginárias. Curitiba: Apris, 2013. p. 35-51.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.