MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA

Autores/as

  • Evelin Caroline de Paula Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2466

Palabras clave:

Educador; Educação Básica; Fenomenologia.

Resumen

Este estudo objetivou descrever as memórias de uma professora da educação básica a partir da fenomenologia.  O uso da fenomenologia sobre os estudos ainda é algo em debate, devido às adaptações necessárias do campo filosófico para o campo empírico e sua complexidade de informações e metodologias. Entretanto, não podemos negar a riqueza desse método para investigações que buscam conhecer o aspecto subjetivo da relação entre os seres humanos e seus espaços vividos, ou seja, as essências dos fenômenos. Foi tratado inicialmente uma breve contextualização teórica sobre a fenomenologia, para posteriormente descrever as memórias de uma educadora da educação básica aposentada, um dos fatores identificados refere-se o vínculo afetivo na qual a entrevistava demonstrou ter pelos seus ex-alunos.

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Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Evelin Caroline de Paula. (2024). MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO FENOMENOLÓGICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2466

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