O ORIENTADOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DISCENTE

APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA FREIREANA

Autores/as

  • André de Azambuja Maraschin Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT-substituto

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2456

Palabras clave:

Serviço de Orientação Educacional, Paulo Freire, Amostragem Bola de Neve

Resumen

Esta produção aborda um breve resgate histórico acerca da profissão do Orientador Educacional, a partir de leis e publicações científicas que retratam a evolução do seu campo de atuação. Por meio de uma pesquisa exploratória, com técnica de amostragem via aproximação da Amostragem em Bola de Neve. Foi intenção responder a seguinte questão: Que visão têm os estudantes do ensino médio sobre o trabalho do Orientador Educacional na escola? Como objetivo, se buscou discutir o trabalho do Orientador Educacional nas escolas, pelo viés da pedagogia Freireana, levando em consideração a visão de alunos do ensino médio. Conclui-se que os estudantes percebem, na maioria dos profissionais da Orientação Educacional, um perfil contemporâneo, preocupado com o desenvolvimento integral dos sujeitos e que instiga autonomia e criticidade, dentro e fora do ambiente escolar. Uma pequena parcela percebeu profissionais desatualizados e/ou despreparados, sinalizando a necessidade de constantes formações.

Citas

BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 23 dez.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 22 maio 2024.

BUGONE, Ana Claudia; DALABETHA, Andiara; BAGNARA, Ivan Carlos. O Orientador Educacional e seus desafios no contexto escolar. Revista de Educação do IDEAU, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 1-14, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/92c544eaf02e0d8c5752b3a4faea30d9360_1.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.

CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; PIO, Paulo Martins. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S. l.], v. 98, n. 249, p. 428-445, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v98n249/2176-6681-rbeped-98-249-00428.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CONCEIÇÃO, Lilian Feingold. Coordenação pedagógica e orientação educacional: princípios e ações em formação de professores e formação do estudante. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. (Org.). A prática dos orientadores educacionais. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. (Org.). Supervisão e orientação educacional: perspectivas de integração na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MELO JÚNIOR; Ebenezer da Silva; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira. A humanização do ser humano em Paulo Freire: a busca do “ser mais”. Revista Formação@Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1-14, dezembro 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias de Pesquisa em Ensino. 1 ed. Porto Alegre: LF Editorial, 2011.

PASCOAL, Miriam. O Orientador Educacional no Brasil: uma discussão crítica. Revista Poíesis, [S. l.], v. 3, n. 3 e 4, p. 114-125, 2006.

PASCOAL, Miriam; HONORATO, Eliane Costa; ALBUQUERQUE, Fabiana Aparecida de. O Orientador Educacional no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 101-120, jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/n47/06.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.

PIANEZZER, Lúcia Cristiane Moratelli. Orientação Educacional. Indaial: Uniasselvi, 2018.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, ago./dez. 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977/6250. Acesso em: 22 maio 2024.

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

de Azambuja Maraschin, A. (2024). O ORIENTADOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DISCENTE: APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA FREIREANA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2456

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.