ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i1.2174Palabras clave:
Atividades, Ensino, Práticas PedagógicasResumen
Os primeiros cincos anos de idade são indispensáveis para a formação do ser humano dentre dessa fase, tudo que se aprende fica marcado para o resto da vida, sendo importante que a criança tenha acesso a atividades e experiencias que ajudem no seu desenvolvimento de forma lúdica, criativa, estimulando sua autonomia e criatividade. A utilização de jogos e brincadeiras é uma proposta pedagógica vinculada a atividades pedagógicas que podem ser usados como recurso de distração para as crianças na hora do recreio e nos momentos vagos que vêm ganhando espaço e importância, principalmente como recurso para o desenvolvimento e aprendizagem de habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo mostrar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil e apresentar os principais jogos utilizados como atividades pedagógicas. O estudo se baseou em uma revisão sistemática da literatura com a pesquisa e análise de livros, artigos científicos e outros documentos acadêmicos relacionados à temática, sendo de natureza qualitativa e com o objetivo de reunir informações sobre o uso de jogos e brincadeiras na educação infantil e sintetizá-los em um documento, principalmente para uso didático. Diante da pesquisa realizada foi possível constatar que as atividades pedagógicas são extremamente importantes para garantir o sucesso do ensino e da aprendizagem das crianças e as principais brincadeiras e jogos citados como atividades pedagógicas ajudam no crescimento do raciocínio e ajudam as crianças a ampliarem seus conhecimentos, além de serem motivadoras e proporcionarem a socialização.
Citas
CAMARGO, Grasiela. Saiba qual a importância do teatro na educação infantil! 2023. Disponível em <https://blog.clubinhodeofertas.com.br/teatro-educacao-infantil>. Acesso em: fev. 2024.
CARVALHO, Yuri Mariano. Do velho ao novo: a revisão de literatura como método de fazer ciência. Revista Thema, v. 16, n. 4, p. 913–928, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.913-928.1328
CORDEIRO, Maria da Penha Nóbrega Uchôa. Educação Infantil e Ludicidade: As Contribuições da Brincadeira “Amarelinha” no Desenvolvimento Cognitivo da Criança. 2023. 61 p. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus – ES, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1749>. Acessado em: Dez. 2023.
COTONHOTO, Larissy Alves; ROSSETTI, Claudia Broetto; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Construção psicopedagógica, v. 27, n. 28, p. 37–47, 2019.
CUNHA, João Carlos Leal; SOUZA, Edmilson de. O jogo da memória como recurso pedagógico. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 2. 2021. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11048
FREITAS, Nuala Brito de. Atividades lúdicas para a aprendizagem na educação infantil: uma análise de práticas pedagógicas com jogos e brincadeiras para crianças. 2022. 19 p Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Aragarças – GO, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2747>. Acessado em: Dez. 2023.
MEDINA, Vilma. Jogo da Memória. Brincadeiras para crianças. 2017. Disponível em: <https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/jogos/jogo-da-memoria-brincadeiras-para-criancas/#:~:text=Este%20jogo%20desperta%20o>. Acesso em: fev. 2024.
KIYA, Marcia Cristina da Silveira. O uso de jogos e de atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. 2.ed. Ortigueira, 2014.
PAVNOSKI, Luciano; et al. Um jogo de memória promovendo a aprendizagem significativa. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 13, n. 3, p. 183–197, 2023. DOI: https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.1066
PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA. A Importância do Teatro na Educação Infantil. Disponível em: <https://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-do-teatro-naeducacaoinfantil/#:~:text=A%20Import%C3%A2ncia%20do%20Teatro%20na%20 Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil%201>. Acesso em: Jan. 2024.
PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PARREIRA, Fabio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia da pesquisa científica, UFSM NTE. 2018.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.
PONSO, Leonardo. Como fazer uma caça ao tesouro inesquecível com os pequenos. 2022. Disponível em: <https://quindim.com.br/blog/como-fazer-uma-caca-ao-tesouro/>. Acesso em: fev. 2024.
SANTOS, Adriano Alves; PEREIRA, Otaviano José. A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 11, n. 25, p. 480–493, 2019.
SANTOS, Juliana Elpídio dos; JESUS, Naiane Gonçalves de. (2018). As brincadeiras como prática pedagógica na Educação infantil: uma proposta de integração. 2018. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - SÃO MATEUS – ES, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/238>. Acessado em: Jan. 2024.
SANTOS, Norleide Lima. O papel do teatro como ferramenta auxiliadora de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal Goiano, Urutaí – GO, 2022. Disponível em: < https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3123>. Acessado em: Fev. 2024.
SEGANFREDO, Andreia Albano dos Santos; ARRUDA, Roberto Alves de. A importância dos jogos e brincadeiras. Revista Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 2, p. 11–20, 2013. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v4i2.9402
SILVA, Ligia Maria da. As brincadeiras de rua na aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil. 2021. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Goiás. Goiania - GO, 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2399/1/Ligia%20Maria%20da%20Silva.pdf>. Acessado em: Dez. 2023.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.