ENSINO DE ÁREAS E PERÍMETROS DE FIGURAS PLANAS COM USO DE TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2088

Palabras clave:

Área; perímetro; GeoGebra; geometria plana

Resumen

Este trabalho teve como temática a revisão literária do ensino de áreas e perímetros de figuras planas com o uso de tecnologias. A metodologia do estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando a Revisão Sistemática da Literatura – RSL para a abordagem e tratamento dos objetos deste trabalho. Para a coleta de dados foram realizadas buscas nos indexadores das bases de dados Scielo, Repositórios Acadêmicos Digitais e Google Acadêmico, com os descritores: ensino de áreas e perímetro; figuras planas e softwares. Ao final foram amostradas 80 produções acadêmicas (n= 80). Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica os capítulos de estudo foram: O contexto das tecnologias na educação matemática, o ensino de área de figuras com tecnologia. Em sequência, é apresentado o capítulo de metodologia de pesquisa. Os resultados apresentaram seis variáveis para a RSL e possibilidades de ação para o ensino de áreas e perímetros de figura plana com uso de tecnologias, através da utilização dos softwares educacionais. Além do mais a interface dinâmica, a interatividade que os softwares oferecem e os recursos de manipulação são atrativos para um ensino melhor e de maior interesse dos alunos. Conclui-se que a grande maioria dos estudos apontam as contribuições no uso dos softwares, GeoGebra e Cabri-Géomètre aplicados com maior tendência, no ensino de áreas e perímetros de figura plana e para superar as dificuldades e avançar no raciocínio e na abstração de conceitos.

Citas

BALDINI, Loreni. A.F.Construção do conceito de área e perímetro: uma sequência didática com auxílio de software de Geometria Dinâmica. 2004. 179f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Departamento de Física e Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2004. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149219/001005232.pdf?sequence=1>. Acesso em: 11 de set. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/base-nacional-comum curricular?start=20>. Acesso em: 15 de out. 2020.

CARVALHO, Dierson Gonçalves de; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas Matemática do Pro jovem Urbano; Bolema: Boletim de Educação Matemática, vol. 29, núm. 51, 2015. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8516. Acesso em: 14 de set de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a07

DE PELLEGRIN, Patrícia Garlet Stefanello. O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia; 2015; disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/134150>. Acesso em 17 de set. de 2020.

DAHM, Francine. Área e perímetro de figuras geométricas planas: percepções e criações através de malha quadriculada e o software GeoGebra. 2019. disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/215487>. Acesso 27 de dez. de 2020.

FERREIRA; Regimar Alves; SILVA, Adriano Aparecido da; PIMENTA, Adelino Cândido. Sequência Didática no Ensino e Perímetro de Figuras Geométricas Planas; 2018. Disponível em:

< https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/483.>. Acesso em 02 de nov. de 2022.

FERREIRA, E. F. P.; SCORTEGAGNA, L. Ensinando Perímetro e Área de Figuras Geométricas Planas usando o Software BOEM, Florianópolis. v. 6, n. 11, p. 1-17, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018001. Disponível em: <https://www.periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/11869>. Acesso em: 10 dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X06112018001

GRAVINA, M. A.; CONTIERO, L. de O. Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar? RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21917. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21917>. Acesso em: 30 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21917

HEPP, Felipe Diego. Construção do Conceito de Área e Perímetro nas Figuras Planas com auxílio do Software GeoGebra. UFRGS, 2015. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134090/000983947.pdf?sequence=1>. Acesso em: 07 de out. de 2020.

KICH, Deise Tatiane. Área e Perímetro de Figuras Planas: explorando construções dinâmicas com GeoGebra. 2015. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10183/134122>. Acesso em 15 de dez. de 2020.

.

LEVY, Y., & Ellis, T. J. (2006). A Systems Approach to Conduct an Effective Literature Review in Support of Information Systems Research. International Journal of an Emerging Transdiscipline, 9, 181-212. DOI: https://doi.org/10.28945/479

Disponível em: <https://doi.org/10.28945/479>. http://inform.nu/Articles/Vol9/V9p181-212Levy99.pdf.>. Acesso em: 18 de nov. de 2020.

LEMES, P. Freitas; VILELA, D.; GERMANO, J.S.E.; SANTOS, R.; SAKURAGI, J. Uso do Software Wingeom no processo aprendizagem de geometria. Revista ESPACIOS. ISSN 0798 1015 Vol. 38 (Nº 45) Año 2017 Indexada en Scopus, Google Schollar. Disponível: < https://www.revistaespacios.com/a17v38n45/17384501.html>. Acesso em: 07 de dez. de 2020.

LEVY, P. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2005. Disponível em: <https://lucianabicalho.files.wordpress.com/2014/02/as-tecnologias-da-inteligencia.pdf.> Acesso em: 16 de nov. de 2020.

LEIVAS, José Carlos Pinto; GOBBI, Juliana Aparecida. O Software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de figuras planas. Revista brasileira de ensino de ciências e tecnologia; v. 7, n. 1 (2014). Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/download/1521/1226>. Acesso em: 09 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2014000100010

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. Disponível: <https://professormassena.files.wordpress.com/2018/03/texto-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa.pdf>. Acesso em: 17 de ago. de 2020.

MORAN, José Manuel. Ciência da Informação: como utilizar a Internet na educação. Disponível em:< http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/700.>. Acesso em: 02 de out. de 2020.

MANUAL DO CABRI-GÉOMÈTRE II: Guia de Utilização para o Windows. Texas instruments, 1998. Disponível em:<https://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/TEXAS%20INSTRUMENTS/CABRI%20GEOMETRY%2011>. Acesso em: 14 de set. de 2020.

NUERNBERG, Ingrid da Silva. GeoGebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro; Coleção: Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental; disponível em: <http://dspace.unila.edu.br/123456789/1752; 2016>. Acesso em: 19 de out. de 2020.

PIES, Lucilene Mauer. Área e Perímetro com o uso de Mídias Digitais: uma proposta de ensino, Repositório Digital. UF. 2015. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/134107>. Acesso em: 03 de dez. de 2020.

SILVA, Prof. Me. Ramon Gomes da Silva. Revisão Sistemática da Literatura, disponível em:<http://unirg.edu.br/arquivos/documentos/Pesquisa/Slids%20Revis%C3%A3o%20sistem%C3%A1tica%20da%20literatura%20(3)>.pdf?msclkid=727ecd0cb49a11ec8acdf8bdfa134683>. Acesso em: 15 de nov. de 2020.

VALLE, Diego Dalla; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Utilização do software sketchup no estudo de conceitos de geometria plana no ensino fundamental. Revista de educação Dom Alberto. Jan/jul 2014. Disponível em: < file:///C:/Users/Admin/Dropbox/My%20PC%20(DESKTOP26M8E7G)/Desktop/FACULDAD E/TFC/Utilizaodosoftwaresketchup.pdf>. Acesso em: 23 de set. 2020.

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Reginaldo Soares de Sousa Lima, & Maria Rosalba Nascimento Farias. (2024). ENSINO DE ÁREAS E PERÍMETROS DE FIGURAS PLANAS COM USO DE TECNOLOGIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NO PERÍODO DE 2000 A 2020. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2088