PROMOÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA “VAZ PEREIRA” EM TEÓFILO OTONI
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.1908Palabras clave:
sementes crioulas; agricultura familiar; segurança alimentarResumen
Este projeto se concentra na promoção da agricultura familiar na comunidade quilombola Vaz Pereira, localizada em São Julião II, Teófilo Otoni, com ênfase na agricultura orgânica sustentável, especialmente no cultivo de sementes crioulas. As sementes crioulas são variedades desenvolvidas por agricultores familiares e reconhecidas por suas características únicas. O objetivo é melhorar as condições de vida das famílias quilombolas, promovendo a horticultura, a diversificação agrícola e o trabalho coletivo. Isso resultará em uma alimentação mais saudável, geração de renda através da comercialização de produtos excedentes, práticas de manejo sustentável do solo e o cultivo de sementes crioulas. A comunidade quilombola Vaz Pereira é composta por quatro núcleos familiares e tem enfrentado desafios relacionados à falta de água, manejo inadequado do solo e migração de jovens para áreas urbanas. Este projeto visa abordar esses problemas, promovendo a agroecologia, o manejo sustentável do solo e a comercialização dos produtos. O projeto começa com a implementação de uma horta comunitária agroecológica no núcleo familiar "Vaz" e planeja expandir para outros núcleos. Serão oferecidas oficinas de formação e capacitação para compartilhar conhecimentos sobre práticas agroecológicas, manejo de pragas, adubação orgânica, certificação e comercialização. Essas ações visam não apenas melhorar as condições de vida das famílias quilombolas, mas também promover a sustentabilidade ambiental e econômica, reduzir a insegurança alimentar e fortalecer a agricultura familiar na região. A comercialização de produtos no mercado institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tem sido benéfica para os agricultores, incentivando os jovens a permanecer no campo contribuindo para a justiça social, a segurança alimentar e a cidadania no meio rural e urbano.
Citas
MAPA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. AGRICULTURA FAMILIAR. [S.L.]: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/agricultura-familiar-1. Acesso em: 04 out. 2020.
INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Quilombolas. [S.L.]: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, 2020. Disponível em: http://www.incra.gov.br/pt/quilombolas.html. Acesso em: 04 out. 2020.
ORLANDINI, Tatiane Turatti. A importância das sementes crioulas na agricultura familiar. Encantado, RS: Portal Região dos Vales, 2017. Disponível em: http://www.regiaodosvales.com.br/a-importancia-das-sementes-crioulas-na-agricultura-familiar-por-tatiane-turatti-orlandini/#:~:text=A%20Lei%20n%C2%BA%2010.771%20disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Sistema,caracter%C3%ADsticas%20bem%20determinadas%20e%20reconhecidas%20pelas%20respectivas%20comunidades. Acesso em: 04 out. 2020.
LEI N° 10. 711.. Brasília, DF: Diário Oficial da União, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.711.htm. Acesso em: 04 out. 2020.
MORE: Mecanismo online para referências, versão 2.0. Florianópolis: UFSC Rexlab, 2013. Disponível em: http://www.more.ufsc.br/. Acesso em: 04 out. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.