UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Guilherme Henrique Aires de Melo IESC Faculdade Guaraí
  • Karla Cristina Bentes Moreira IESC-FACULDADE GUARAÍ
  • Vinicius Ferreira Santos IESC-FACULDADE GUARAÍ

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1736

Palabras clave:

Sustentabilidade, concreto, resíduos de vidros, vidro moído e agregado miúdo, Solid waste, Glass, Civil Construction, Concrete, Compressive Resistance

Resumen

 O vidro atualmente é de suma importância em diversos ramos da sociedade. Todavia o seu descarte inadequado e até mesmo a sua não reutilização é um problema que afeta diretamente a natureza e consequentemente nós seres humanos. Dentro desse contexto, a construção civil surge como uma alternativa plausível para absorção desses resíduos, uma vez que estudos apontam um beneficiamento do concreto desenvolvido com esse material. A melhora na trabalhabilidade, na resistência a compressão e tração e também ao desgaste foram observadas por diversos autores. Portanto, são necessários mais estudos, especialmente na utilização para concreto estrutural, pois não se tem uma constância nos resultados obtidos. O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão bibliográfica a fim de analisar a substituição parcial do agregado miúdo (areia), por vidro moído no desempenho do concreto. A metodologia empregada foi a busca por artigos, trabalhos de conclusão de cursos, mestrados, livros e informações em redes de pesquisas, com análise qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados apontam que a substituição com granulometria adequada é bastante viável à incorporação do vidro no concreto.

Biografía del autor/a

Guilherme Henrique Aires de Melo, IESC Faculdade Guaraí

Acadêmico em Engenharia Civil, IESC-FAG- Faculdade Guaraí, Brasil

Karla Cristina Bentes Moreira, IESC-FACULDADE GUARAÍ

Mestranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGECiv) UFSCar; Docente da IESC/FAG, Brasil

Vinicius Ferreira Santos, IESC-FACULDADE GUARAÍ

Acadêmico em Engenharia Civil, IESC-FAG- Faculdade Guaraí, Brasil

Citas

Referências

ABIVIDRO. Vidro: o resíduo infinitamente reciclável. 2019. Disponível em: https://abividro.org.br/2019/02/07/vidro-o-residuo-infinitamente-reciclavel/. Acesso em 18 de março, 2023.

AKERMAN, Mauro; Economia de baixo carbono: Avaliação de impactos de restrições e perspectivas tecnologias na indústria do vidro. Relatório final, Ribeirão Preto, SP - dezembro de 2014.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR NM 67-1998: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR NM 5739-2018: Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos.

BARELA, Fernanda; MOURA, Ronald Rolim; BELLINASO, Carlos Alfredo Barcelos. CONCRETO PRODUZIDO COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO POR SUCATA DE VIDRO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 2, 27 fev. 2020.

BAPTISTA JUNIOR, Joel Vieira; ROMANEL, Celso. Sustentabilidade na indústria da construção: uma logística para reciclagem dos resíduos de pequenas obras. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 5, n. 2, p. 27-37, 2013. DOI: https://doi.org/10.7213/urbe.05.002.SE02

BRITO, Bruno Rodrigues de. Efeito da incorporação de vidro de garrafas não retornáveis em matriz cimentícia. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2021.

DIAS, James Monteiro. Análise da influência de resíduos de vidro nas propriedades mecânicas do concreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Alagoas. Alagoas, 2019.

FERRARI, Gerson; JORGE, João. Materiais e Tecnologias. São Paulo: Universidade Bandeirantes. (Notas de aula), 2014. p22. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/apostila-de-materiais-e-tecnologias/4715624/ . Acesso em 24 de abril, 2023.

GARANITO, Vanessa Maria Gomes. O vidro na indústria da construção. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade da Madeira (Portugal), 2018.

LEMOS, Júlio Cesar Lopes; PAULA, Otávio Barbosa; NASCIMENTO, Rodrigo Alexandre de Alencar; CAMPOS, Vinicius Magalhães; LEMOS, Washington Macedo. Otimização da dosagem de matérias-primas na produção do vidro plano incolor. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2016, Rio de Janeiro.

LUTZ, Natália Volken. Avaliação do comportamento mecânico em concretos com diferentes teores de substituição do agregado miúdo por vidro moído em situações de incêndio. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari Univates. Lajeado – Rio Grande do Sul, 2021.

MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva. Reaproveitamento e reciclagem de vidros: experiências em pesquisa. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2022. ISBN: 978-65-86302-61-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29585

RIGHI, Débora; KÖHLER, Lucas; TABARELLI, Aline; KIRCHHOF, Larissa; LIMA, Rogério. Análise de concretos produzidos com vidro moído quando submetidos à elevadas temperaturas. Asaee: Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural, Rio de Janeiro, 19 set. 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/analise-de-concretos-produzidos-com-vidro-moido-quando-submetidos-a-elevadas-tem. Acesso em 8 de maio, 2023.

RODRIGUES, Valentina Teichmann; DEBONI, Ricardo Luis. Substituição parcial do agregado miúdo por resíduo de vidro moído no concreto. In: SOARES, Adriano Mesquita. Arquitetura e Engenharia Civil Contemporânea: inovação, tecnologia e sustentabilidade 3. Paraná: Aya Editora, 2022, p. 33-53. DOI: https://doi.org/10.47573/aya.5379.2.85.2

ROLLIM, Isabelle Vasconcelos. Avaliação da influência de resíduo de vidro utilizado como agregado miúdo nas propriedades do concreto. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Pernambuco. Recife, 2019.

SANTANA, Izáira Cunha. Análise dos impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos de construção e demolição em Conceição do Almeida–BA. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em ciências exatas e tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas-BA, 2016.

SIMÕES, Lorena Jordoni. Estudo da aplicação de resíduo de vidro laminado na produção de concreto. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.

TINOCO, Vinicius; JÚNIOR, Francisco. Revisão literária do uso de vidro moído como substituto do agregado miúdo no concreto. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA. Mossoró, Rio Grande do Norte, 2018.

TRENTIN, Priscila Ongaratto.; MANICA, Jocasta; VANZETTO, Suelen Cristina.; MARANGONI, Bruno; ZALESKI, Alessandra. Substituição parcial de agregado miúdo por resíduo de vidro moído na produção de argamassa. Matéria (Rio de Janeiro), v. 25, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-707620200001.0903

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Aires de Melo, G. H., Bentes Moreira, K. C., & Ferreira Santos, V. (2023). UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1736