O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA REDUÇÃO DA REINCIDÊNCIA CRIMINAL E NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DE DETENTOS

Autores/as

  • Hilary Vancini Ucelli Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Alexandre Jacob Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1721

Palabras clave:

Direito penal, Execução penal, Educação, Educação prisional, Reintegração social, Criminal law; penal execution; education; prison education; social reintegration.

Resumen

A inserção de programas educacionais no sistema prisional brasileiro é fundamental diante da relevância do tema. Com uma das maiores populações carcerárias do mundo, o Brasil enfrenta desafios significativos em relação à ressocialização de detentos e à redução da reincidência criminal. Nesse contexto, a educação surge como uma ferramenta crucial para transformar vidas, empoderar indivíduos e construir um sistema prisional mais eficaz e humano. Este estudo, por meio de uma abordagem de revisão de literatura, busca analisar a relação entre a participação em programas educacionais dentro do sistema prisional e a taxa de reincidência criminal, explorar as barreiras e desafios que afetam a implementação eficaz desses programas, e avaliar o impacto da educação na redução das desigualdades sociais e no estímulo ao crescimento econômico do país. Os resultados evidenciam a importância da educação como uma ferramenta essencial na ressocialização de detentos, destacando programas educacionais como a remição da pena pela leitura e metodologias alternativas exemplificadas pela Associação para a Proteção e Assistência aos Condenados. Além disso, a educação no sistema prisional contribui para a diminuição das desigualdades sociais e para o estímulo do crescimento econômico do país, reforçando a necessidade de colocar a educação no centro das políticas de ressocialização e construir um sistema carcerário mais justo, eficiente e humanizado.

Citas

BRASIL. [Constituição (1988) ]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado, 1988. Disponível em: https://bit.ly/3VHuzMh. Acesso em: 05 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº. 7.210 de 11 de julho de 1984. Institui a lei de execução penal. Brasília-DF: Senado, 1984. Disponível em: https://bit.ly/3M3vjHt. Acesso em: 05 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF: Senado, 1996. Disponível em: https://tinyurl.com/rwhmycbj. Acesso em: 05 ago. 2023.

DEMBOGURSKI, Lucas Sena de Souza; OLIVEIRA, Dijaci David; DURÃES, Telma Ferreira Nascimento. Análise do processo de ressocialização: o método da Associação de Proteção e Assistência a Condenados. Revista de Ciencias Sociales, v. 34, n. 48, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/bdh9ykn7. Acesso em: 30 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GALIOTTO, Solange; MEDINA, Júlio Eduardo Damasceno. Incluir para reduzir: a educação como recurso no sistema prisional. Revista Contemporânea, v. 3, n. 6, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/4yu74awd. Acesso em: 03 jul. 2023.

GRECO, Rogério. Direitos humanos, sistema prisional e alternativas à privação de liberdade. São Paulo: Saraiva, 2011.

GÓES, Aldileia Lira; LOPES, João Valdinei Corrêa. Educação profissional prisional: egressos ressocializados e reincidentes e sua (re) inserção no mercado de trabalho. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 9, 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/mrkfvn8x. Acesso em: 26 ago. 2023.

HONORATO, Hercules Guimarães. O pensamento de Paulo Freire e a educação no contexto prisional: ressocialização com emancipação. RELAPAE, v. 8, n. 15, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/4vyf2w93. Acesso em: 25 ago. 2023.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola na ou da prisão? Cadernos CEDES, v. 36, n. 98, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/mt7vm6bn. Acesso em: 18 jul. 2023.

MASSA, Daniela de Lima; ALMEIDA, Vanessa Fernanda Rios; ALMEIDA, Ernani Marques; COSTA, Leonardo Pastorin Vieira; VITAL, Wellyn Cutrim; OLIVEIRA, José Nilton Leite; CÂMARA, Jackson Balthazar de Arruda; FERNANDES, Roger André. Administração penitenciária: ações de reinserção social de apenados no município de Buritis. Revista Foco, v. 16, n. 5, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/4psp3rav. Acesso em: 20 ago. 2023.

MENDES, Clóvis Lima Bezerra. Uma breve análise intramuros acerca da remição da pena pela leitura na prática. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 8, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/2s4k7yvd. Acesso em: 30 ago. 2023.

NASCIMENTO, Esther Mendonça. As penas como forma de ressocialização do condenado. 2020, 61 fl. Monografia (Bacharelado em Direito) – Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/mr3482ma. Acesso em: 03 jul. 2023.

NUCCI, Guilherme Souza. Curso de execução penal. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2023.

OLIVEIRA, Suely Franco. Historicidade e práticas educativas da educação prisional no Brasil. 2021, 110 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/23ju98ad. Acesso em: 10 jul. 2023.

RODRIGUES, Herbert. Victor M. Rios. Human targets: schools, police, and the criminalization of Latino youth. Chicago, University of Chicago Press, 2017. 211 pp. Tempo Social, v. 31, n. 1, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/4kdj85nu. Acesso em: 15 jul. 2023.

SANTOS, Fábio da Silva; BARROS, Manoel Joaquim Fernandes. Da cela à sala de aula: ressocialização e inclusão social dos apenados a partir do direito à educação em direitos humanos no Conjunto Penal de Itabuna/BA. Diálogos Possíveis, v. 19, n. 2, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/mrx45yx7. Acesso em: 25 ago. 2023.

SEVERINO, Kárita Cristina de Paula. A legislação brasileira e o sistema carcerário: reincidência criminal e a importância da educação e demais ações do estado para o processo de reintegração social no sistema prisional brasileiro. 2021, 75 fl. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade Evangélica de Rubiataba, Rubiataba, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/yrvjn78r. Acesso em: 18 jul. 2023.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. 14. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021, v. 1.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Vancini Ucelli, H., & Jacob, A. (2023). O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA REDUÇÃO DA REINCIDÊNCIA CRIMINAL E NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DE DETENTOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.1721