A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NÍVEL 1
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.1677Palabras clave:
Transtorno do espectro autista; Inclusão escolar; Psicólogo e inclusão; Educação inclusiva., Autism Spectrum Disorder; Inclusive education; Psychologist and inclusion; Inclusive education.Resumen
Este estudo aborda a temática da psicologia no processo de inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista. Explana sobre tal transtorno, bem como sobre a educação inclusiva, e aspectos relacionados à atuação do psicólogo no contexto da inclusão. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica cujo objetivo geral foi compreender a atuação do psicólogo no processo de inclusão escolar de crianças com TEA-nível 1, tendo como objetivos específicos relacionados a tal: discorrer sobre o transtorno a partir de uma revisão de literatura, descrever o papel do psicólogo escolar e identificar as possibilidades de atuação desse profissional na inclusão escolar. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do psicólogo na efetivação da inclusão escolar por meio de ações que promovam bem-estar, reduzam o medo, a ansiedade e a frustração; ações que integrem as quatro dimensões de atuação descritas nesta pesquisa: Intervenções macrossociais e institucionais, entre os atores escolares e direcionadas ao sujeito. Conclui-se então que a atuação do psicólogo no processo de inclusão escolar de crianças com TEA-1 ocorre de diferentes modos contribuindo não apenas para as crianças com TEA, mas beneficiando a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Citas
ANDRADA, P. C. et al. Possibilidades de intervenção do psicólogo escolar na educação inclusiva. Gerais, Rev. Interinst. Psicol.Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 123-141, 2018. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202018000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.36298/gerais2019110110
ARAÚJO. M. F. N. et al. Autismo, níveis e suas limitações: uma revisão integrativa da literatura. PhD Scientific Review, Maranhão, v. 2, n.5, p.8-20, jun. de 2022. Disponível em: https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/doi/10.56238/phdsv2n5-002. Acesso em 19 abr. 2023.
ASSIS, J. P.G.; ALVES, V. V. C. O papel do psicólogo escolar no desenvolvimento educacional de crianças com transtorno do espectro autista. Rev. Estácio Recife, Recife, v.7, n.2, mar.2022. Disponível em https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/614. Acesso em 19 abr. 2023.
BERTOLDI, F. S.; BRZOZOWSKI, F. S. O papel da psicopedagogia na inclusão e na aprendizagem da pessoa autista. Rev. psicopedag. São Paulo, v. 37, n. 114, p. 341-352, dez. 2020. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862020000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 18 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.51207/2179-4057.20200028
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 18 abr. 2023.
COELHO, L. S. Transtorno do espectro do autismo: inclusão escolar. 2021. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3560. Acesso em 18 abr. 2023.
FREITAS, A.C. B.U.; D´Avis,B.V.; BATISTA, B. E.M. Transtorno do espectro autista: caminhos para o diagnóstico. Caderno Discente ESUDA, v.7, n.1, p.12-18, agost.2022. Disponível em:
https://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/850 Acesso em 18 abr. 2023.
GALVÃO P. et al. O psicólogo escolar no processo de inclusão da criança com autismo. Manual sobre psicologia escolar, inclusão e autismo. São Luís: UNICEUMA, 2018, 66p.
LEMOS, E. L. de M. D.; NUNES, L. de L.; SALOMÃO, N. M. R. Transtorno do Espectro Autista e Interações Escolares: Sala de Aula e Pátio. Revista Brasileira De Educação Especial, Bauru, v.26, n.1, p.69-84, jan/mar., 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/z9kw6rcvPhxsPSkmLnXwMhd/abstract/?lang=pt#. Acesso em 18 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100005
MARTINS, A.D. F.; MONTEIRO, M. I. B. Alunos autistas: análise das possibilidades de interação social no contexto pedagógico. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v.21, n. 2, p.215-224, mai/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n2/2175-3539-pee-21-02-00215.pdf. Acesso em 18 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121108
MARTINS, C. B.F.; BANHATO, E.F.C.; OLIVEIRA, M. L. C. Contribuições das teorias psicológicas e neuropsicológicas na compreensão do desenvolvimento cognitivo em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa. Cadernos de psicologia-CESJF. Juiz de Fora, v.1, n., p.25-49, jun. 2019. Disponível em:
http://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cadernospsicologia/article/view/1975. Acesso em 18 abr. 2023.
MISQUIATTI, A. R. N.; GHEDINI, S. G. Práticas inclusivas de orientação para professores sobre os transtornos do espectro autista. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 101006–101014, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22018 Acesso em: 20 abr. 2023 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-551
OLIVEIRA, M. V.; QUITERIO, P. L. Programas de intervenção em habilidades sociais de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e43/1–27, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66900. Acesso em: 20 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X66900
PAZ, M. C. S. A comunicação da criança com transtorno do espectro autista nível 1. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/878. Acesso em 18 abr. 2023.
QUEIROZ, M.C. C.; TAKEI, R. F.; RAPOLD, R. C. M. O psicólogo escolar como mediador no processo de aprendizagem das crianças autistas. Revista Acadêmica Universo Salvador. Salvador, vol. 3, n. 6, 2017. Disponível em: http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=1UNIVERSOSALVADOR2&page=article&op=view&path%5B%5D=5494. Acesso em 19 abr. 2023.
SILVA, L.G. P.; ROSA, R. G. M.; DAL COL, M.P. Espectro autista na infância: dificuldades no processo de educação e interação social. Revista Científica do Tocantins, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://itpacporto.emnuvens.com.br/revista/article/view/65. Acesso em: 18 abr. 2023.
SILVA, V. P.; FAUSTINO, G. O. Inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista-TEA: contribuições da ciência psicológica. Educação E (Trans)formação. Pernambuco: Cariana, p 72–85, dez.2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.