SATISFAÇÃO DOS DOCENTES COM OS RESULTADOS OBTIDOS DAS AVALIAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO A DISTÂNCIA NA UNIRSIDADE PÚNGUÈ

Autores/as

  • Joao Armando Nguiraze Universidade Pungue

Palabras clave:

Educação à distância;, Avaliação;, Níveis de satisfação, Estudantes Universitários.

Resumen

A avaliação baseada no acompanhamento e orientação do desempenho dos aprendizes durante o processo de aprendizagem tem sido alvo de formadores tanto em cursos presenciais quanto à distância. O estudo procura compreender posicionamento dos docentes sobre feitas pelos estudantes de ensino a distância. Para responder essa questão foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo 80 docentes. Para a recolha de dados foi realizada uma entrevista com professores envolvidos nesta modalidade de ensino. Desta forma, este artigo tem como objetivo de compreender o nível de satisfação dos professores com relação aos resultados dos diferentes tipos de avaliações aplicados aos estudantes da Educação a Distância (EAD) na Universidade Púnguè. Especificamente, identificar a forma como os professores avaliação os alunos nessa modalidade, descrever o processo de avaliação no ensino à distância e relacionar o nível da satisfação com aos diferentes tipos de avaliação aplicados aos estudantes no EAD. Os dados desta pesquisa provêm da análise das respostas dos docentes da UniPúnguè na Cidade de Chimoio. Participaram desta pesquisa 80 (oitenta) docentes. Da análise dos resultados conclui-se que a maoir partes dos docentes da Universidade Púnguè estão poucou satisfeitos com os resultados obitidos por seus estudantes durante todo o processo de ensino e aprendizagem. E para minimizar esse problema sugere-se que as avaliações sejam realizadas na modalidade presencial.

Palavras-chave: Educação à distância; Avaliação; Níveis de satisfação; Estudantes Universitários.

Citas

AVERBUG, R. Material didático impresso para educação a distância: tecendo um novo olhar. Colabor@: Revista Digital da Comunidade Virual de Aprendizagem da Rede das Instituições Católicas do Ensino Superior (CVA - Ricesu), Santos, V. 2, N. 5, Set. 2003.

BARLOW, M. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Blatter, J. K. (2008). Case Study. In L. M. Given (Ed.), The Sage encyclopedia of qualitative research methods (pp. 68–71). Los Angeles, California: Sage Publications.

BURIASCO, R. L. C. de. Sobre Avaliação em Matemática: uma reflexão. Educação em Revista. Belo Horizonte, n.36, p. 255-263, dez. 2002.

CHUEIRI, M.S.F. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 39, p. 49-64, 2008.

FILATRO, A. As teorias pedagógicas fundamentais em EAD. In: Litto, M.F. Educação a Distância: estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Guba, E. G., & Lincoln, Y. S. (1989). Fourth Generation Evaluation. SAGE.

Hadji, C. (1994). A avaliação, regras do jogo. Das intenções aos instrumentos (4a; J. L. Ferreira & J. M. Cláudio, Trans.). Portugal: Porto Editora.

KEEGAN, D. Foundations of distance education. 2. ed. Londres: Routledge, 1991.

LITTO, F. M. O Retrato Frente e Verso da Aprendizagem a Distância no Brasil 2009. ETD: Educação Temática Digital, v. 10, 2009.

LUCKESI, C. C.. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e posições. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1996.

Ralph W. Tyler(1949). Estudos Em Avaliação Educacional, 187 – 202.

Ristoff, D. I. (2003). Algumas Definições de Avaliação. Avaliação – Revista Da Rede de Avaliação Instituicional Da Educação Superior, 8(1), 19–30. (Gipps 1998).

SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, J. G; GOMES, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, p.295-351. 1998.

TAYLOR, James C. Fifth generation distance education? University of Southern Queensland, Queensland, Australia, v. 40, p. 1-8, 2001.

Vianna, H. M. (1995). Avaliação Educacional: Uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional, (12), 7 – 24.

Publicado

2023-08-16

Cómo citar

Nguiraze, J. A. (2023). SATISFAÇÃO DOS DOCENTES COM OS RESULTADOS OBTIDOS DAS AVALIAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO A DISTÂNCIA NA UNIRSIDADE PÚNGUÈ. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1495