AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE APÓS FISIOTERAPIA PÓS-OPERATÓRIA DE TENOTOMIA E OSTEOTOMIA EM PACIENTE PORTADOR DE MIELOMENINGOCELE:

UM RELATO DE CASO

Autores/as

  • Fabiane Vaz Ribeiro UFSCar
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga USP
  • Ana Paula Felix Arantes PUC-GO

Palabras clave:

Funcionalidade, Fisioterapia, Mielomeningocele

Resumen

Há algumas décadas atrás o nascimento de uma criança com mielomeningocele representava um desafio para a família, já que salvo raríssimos casos tais bebês tinham sua expectativa de vida comprometida. Complicações, como a hidrocefalia, ocasionavam a morte da maioria dessas crianças. Atualmente a assistência terapêutica da correção da mielomeningocele tem evoluído bastante, sendo a sobrevida garantida e com uma melhora da qualidade funcional dos pacientes, tornando o prognostico cada vez mais favorável. O presente estudo tem como objetivo relatar os resultados do tratamento fisioterapêutico de uma criança portadora de mielomeningocele, durante o período de reabilitação no pós-operatório de tenotomia para alongamento de flexores e osteotomia bilateral extensora de joelhos, até a aquisição de marcha independente.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Ribeiro, F. V., Formiga, C. K. M. R., & Arantes, A. P. F. (2023). AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE APÓS FISIOTERAPIA PÓS-OPERATÓRIA DE TENOTOMIA E OSTEOTOMIA EM PACIENTE PORTADOR DE MIELOMENINGOCELE:: UM RELATO DE CASO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1249