INTERAÇÃO ENTRE A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA E O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palabras clave:
Interação, Estratégia Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, SaúdeResumen
O respectivo trabalho busca abordar uma significativa revisão de literatura acerca da interação entre a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa Saúde na Escola (PSF), os quais representam influência na prevenção contra patologias, agravos e promoção da saúde dos estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, pontuam-se as funções de cada um desses planos que compõem a Atenção Primária à Saúde, já que ambos, tanto a ESF, quanto o PSE buscam evitar a prevalência de doenças e devem ser trabalhados de forma conjunta com o intuito de efetivar o conceito de educação em saúde. Logo, cabe frisar que o PSE, criado em 2007, visa à integração e à articulação entre as Escolas e Unidades da ESF, cuja interação ainda representa um desafio no que se refere ao cuidado à saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, composta de informações fundamentadas em artigos, dissertações, trabalhos acadêmicos de tese e monografias, com a finalidade de se desenvolver uma análise sobre o tema em questão, no sentido de promover uma avaliação crítica de estudos e garantir fundamentação científica do trabalho.
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