MIGRAÇÃO E INJUSTIÇA CLIMÁTICA:
DESAFIOS POLÍTICOS, ÉTICOS E EDUCACIONAIS
Palabras clave:
Educação Ambiental, Injustiça climática, Migração latinoamericanaResumen
Sentidas com mais intensidade nas últimas décadas, as crises climáticas intensificam as mudanças nos regimes climáticos, mudaram a paisagem e a relação do ser humano com o ambiente de modo geral, impulsionando migrações forçadas. O objetivo deste artigo é refletir sobre os processos migratórios decorrentes da crise climática, observando a realidade latino-americana, em especial casos que têm ganhado repercussão. Observando os critérios metodológicos, utilizaram-se os preceitos relacionados à pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Considerando o contexto dos desafios políticos, o alerta vai para a legislação que em muitos países fere os princípios da dignidade humana, colocando interesses econômicos acima da vida. Os desafios éticos presentes se relacionam ao descaso e à desvalorização dos migrantes, sujeitando-os a subempregos e negando possibilidades de continuidade de vida digna. Quanto aos desafios educacionais, o primeiro esbarra na comunicação, na relação dialógica provocada pela diferença de línguas nativas. Na sequência, o desafio perpassa o acesso à educação formal, que ainda não está preparada para receber grupos de imigrantes, e a comunicação por meio de múltiplas línguas ainda configura um desafio.
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