REMODELAÇÃO DAS TÁTICAS ARQUIVISTAS DOS PRONTUÁRIOS DA UBS JOAQUIM PEDROSA PARAGARANTIA DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Autores/as

  • Beatriz Celestino Barros Faculdade Alfa Unipac, Teófilo Otoni – MG
  • Daphny Rodrigues Ribeiro Faculdade Alfa Unipac, Teófilo Otoni – MG
  • Gustavo Ferreira Santos Faculdade Alfa Unipac,Teófilo Otoni – MG
  • Manuella Lopes Neumann Faculdade Alfa Unipac, Teófilo Otoni – MG
  • Talles Caires Chaves Faculdade Alfa Unipac,Teófilo Otoni – MG

Palabras clave:

Desorganização, Desvalorização, Prontuário, ESF, Arquivamento, SUS

Resumen

A falta de organização dos prontuários na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Joaquim Pedrosa em Teófilo Otoni é um problema observado pelo índice de perdados mesmos, além do seu mau estado de conservação e local de armazenamento. Ademais, a desvalorização dos prontuários é um obstáculo, pois foi observado falhas em seu preenchimento, gerando dificuldades de comunicação entre os membros da equipe que prestam diferentes cuidados ao paciente, além de infringir o Código de Ética de Enfermagem. O prontuário é um documento muito importante na continuidade da atenção ao paciente, pois nele está contido todas as informações inerentes do indivíduo, como sua assiduidade à unidade, histórico familiar, condições sociais, dentre outros. Como plano de intervenção, foram elaborados dois objetivos, onde o primeiro é remodelar a atual tática arquivista presente na unidade, fazendo modificações significativas para a melhor localização e visualização referentes a cada microárea, bem como uma espécie de sumário para localizar o morador sem a necessidade de pastas avulsas. O segundo objetivo é a capacitação de todos os membros da equipe da unidade sobre os aspectos éticos e legais a respeito da elaboração, através de palestra e discussões entre todos os integrantes.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Barros, B. C., Ribeiro, D. R., Santos, G. F., Neumann, M. L., & Chaves, T. C. (2023). REMODELAÇÃO DAS TÁTICAS ARQUIVISTAS DOS PRONTUÁRIOS DA UBS JOAQUIM PEDROSA PARAGARANTIA DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1001