A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Jaíne de Abreu Santos Ribeiro iAGES Centro Universitário, Paripiranga-BA
  • Davi Soares Santos Ribeiro UniAGES Centro Universitário, Paripiranga-BA

Keywords:

Educação Infantil, Educação Física, Professor de Educação Física

Abstract

A primeira etapa da Educação Básica é a educação infantil, pela qual as crianças iniciam o percurso na educação formal e passam a vivenciar novas aprendizagens, as quais potencializam o seu desenvolvimento psicomotor e social. Essa foi considerada sem importância no passado, bastando que as crianças fossem cuidadas e alimentadas, porém com o avanço das leis passou a integrar o Sistema Público de Educação, reconhecida como de direito, de cidadania e de qualidade. Nesse contexto, a presença do Professor de Educação Física tornou-se importante para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo discutir a sua importância nessa etapa. Para tanto, este trabalho tratou-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Mediante a qual chegou ao seguinte resultado: a educação Infantil é uma modalidade da educação básica que visa fornecer às crianças os meios essenciais para o desenvolvimento integral de suas capacidades fundamentais, de acordo com suas necessidades físicas e psicológicas. Logo, torna-se essencial a presença do Professor de Educação Física para contribuir no desenvolvimento motor da criança, através de estímulos condizentes para cada estágio, bem como no uso da psicomotricidade que auxilia no desenvolvimento global, por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. No que se refere aos diversos conteúdos, destaca-se o uso das brincadeiras e jogos, que através da ludicidade desenvolvem as habilidades motoras, exercitam a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento desde cedo para a vida em sociedade.

Published

2023-07-25

How to Cite

Ribeiro, J. de A. S., & Ribeiro, D. S. S. (2023). A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/905

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>