EDUCAÇÃO PERMANENTE:
PROPOSTA DE MELHORIA NA ATENÇÃO E NOS CUIDADOS DISPONIBILIZADOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PALMEIRAS NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI
Keywords:
Educação permanente, Agente comunitário de saúde, cuidados, humanizadoAbstract
O artigo trata-se de uma análise do atendimento prestado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na Estratégia de Saúde da Família Palmeiras-Teófilo Otoni MG. Foi dado ênfase na constituição da Educação Permanente, na qualidade de ferramenta para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar. A análise situacional realizada durante recadastramento da comunidade, apontou que estavam desassistidos, e para além disso, a necessidade de conhecimento e informação sobre os problemas presentes. Essa população conforme a percepção das vivencias práticas, está centrada no modelo hospitalocêntrico, com busca da unidade de saúde somente para medicalização, não se envolvendo nas atividades primordiais de prevenção e promoção a saúde. A falta de informação é apontada como causa preponderante para essa negativa. É papel do ACS ser mediador desse conhecimento, trazendo esse cliente para as ações de cuidado desenvolvidas. A pesquisa buscou evidenciar de forma absoluta os atendimentos, pautando os pontos positivos e negativos encontrados. Destarte, para subsidiar a abordagem teórica e construção deste projeto, foi realizada pesquisa bibliográfica com revisão de literatura, estudos de diversos conceitos e teorias sobre o tema abordado, utilizando-se documentos, livros, artigos científicos, revistas e trabalhos acadêmicos. Com base acerca do assunto tratado, objetivou-se a importância de trazer o conhecimento sobre os mecanismos das doenças que são demandas da unidade, demostrando formas de prevenção e tratamento, sinalizando a necessidade da capacitação dos profissionais e da autonomia do paciente, vista a cronicidade de algumas doenças. Dessa forma foi ressaltado o cuidado humanizado como norteador para a melhoria da qualidade de vida dessa população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.