ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Marcela de Melo Fernandes Instituto Federal de Minas Gerais

Keywords:

Alfabetização Científica, Criança, Educação Infantil

Abstract

A Educação Infantil consiste na primeira etapa da Educação Básica, que corresponde a idade de 0 a 5 anos, época em que as primeiras experiências são vivenciadas. A criança nesta faixa etária deve ser vista como ser que pensa e agi, entendida como sujeito ativo, participante e produtora de cultura, tem direito a Alfabetização Científica (AC) que visa a promoção de diálogo entre culturas infantis e cultura científica. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a AC no contexto escolar da Educação Infantil. Como metodologia foi utilizada uma revisão bibliográfica que segundo Gil (2017) é desenvolvida com base em material já elaborado constituídos principalmente de livros e artigos científicos. Assim conclui-se que a Alfabetização Científica, deve ser trabalhada desde os primeiros anos de escolaridade constituindo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança, cabendo assim aos professores em especial os da Educação Infantil terem um olhar para suas práticas pedagogias, ligar o mundo imaginário ao mundo real, possibilitando aos seus alunos, indagar, questionar, hipotetizar, criar e construir seu próprio conhecimento.

Published

2023-07-25

How to Cite

Fernandes, M. de M. (2023). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/819