A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
MEDIAÇÂO DO PROFESSOR PARA FAVORECER O POTÊNCIAL COGNITIVO
Keywords:
Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil, Potencial Cognitivo, Mediação do professorAbstract
A Lei nº 12.764, de 27 de dezembro/2012, nomeada Lei Berenice Piana, assegura os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e no seu art. 4º institui o direito à escolaridade em um sistema educacional inclusivo. Reconhecendo a legalidade e a importância da formação da criança com transtorno do espectro autista (TEA), ainda na educação infantil, cabe a preocupação de pesquisar como o professor pode mediar o ensino-aprendizagem para favorecer o potencial cognitivo dessa criança na educação infantil. Para isso é necessário que um bom professor mediador busque intervenções de maneira significativa para desenvolver a cada etapa o potencial cognitivo do aluno com TEA. O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento com variações em gravidade (leves a graves) e são denominados transtornos do espectro do autismo ou transtorno do espectro autista (TEA), apresentando características diferenciadas no quadro comportamental envolvendo também as áreas da interação social e da comunicação. Esse artigo tem objetiva analisar estratégias de mediação do professor para favorecer o potencial cognitivo com TEA. A metodologia utilizada quanto à abordagem é qualitativa. Quanto aos meios foi uma revisão literária no sentido de buscar em diversas produções científicas alternativas educativas que venham a atender as crianças com TEA, tanto no aspecto cognitivo, afetivo, quanto na interação com os colegas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.