ALIENAÇÃO, REIFICAÇÃO E FETICHISMO DA MERCADORIA CONFORME AS CONCEPÇÕES MARXISTAS

Authors

  • Rosalia Vilela de Almeida Campos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Fernando Leitão Rocha Júnior Universidade Nova de Lisboa

Keywords:

Alienação, Reificação, Fetichismo da mercadoria, Sociedade consumista, Abolição fetichismo

Abstract

O presente artigo analisa a alienação, a reificação e mais especificamente o fetichismo da mercadoria segundo as concepções marxistas. Karl Marx discutiu inicialmente o fetichismo da mercadoria no Livro “O Capital”, o qual retrata o caráter que a mercadoria possui na sociedade capitalista, ou seja, a ocultação da exploração das relações de trabalho. Para entender esta exploração, o artigo explana o conceito de trabalho, sua importância e as relações de trabalho na visão de Karl Marx. Explana ainda o que é reificação e alienação do trabalho. Finaliza com a análise do fetichismo da mercadoria na sociedade consumista atual, concluindo que as relações foram invertidas, ou seja, as pessoas agem como objetos e os objetos são percebidos como pessoas, causando assim uma dependência dos produtos. As pessoas consomem não por necessidade, mas pelo fato do consumismo ter se tornado uma condição de satisfação e felicidade. A publicidade e o marketing invadem a mente das pessoas e faz com que elas agreguem valores aos produtos, gerando uma falsa sensação de liberdade e satisfação pessoal. Marx imagina a sociedade comunista como a forma de abolição do fetichismo.

Published

2023-07-25

How to Cite

Campos, R. V. de A., & Rocha Júnior, F. L. (2023). ALIENAÇÃO, REIFICAÇÃO E FETICHISMO DA MERCADORIA CONFORME AS CONCEPÇÕES MARXISTAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/575

Most read articles by the same author(s)