AS LEIS MICROECONOMICAS E OS DESAFIOS DO MARKETING FRENTE ÀS NOVAS EXIGENCIAS DO CONSUMIDOR.
Keywords:
Aumento da Renda, Consumo, Utilidade Marginal, MarketingAbstract
Desde o Plano Real, que conseguiu frear o processo inflacionário, a demanda por bens e serviços expandiu- se significativamente, graças à recomposição do poder de compra aliada a expansão do crédito e ao aumento dos postos de emprego formal. Diante dessa elevação do poder aquisitivo, especialmente da classe C e D, houve um aumento da demanda reprimida, ocasionando uma explosão de consumo de bens duráveis e não duráveis e também pelos serviços. Este rápido e expressivo aumento de consumo, por outro lado, trousse em seu bojo, além do endividamento privado, uma saturação das necessidades e desejos mais prementes dos indivíduos uma vez que depois de alcançado certo nível de acesso ao mercado consumidor, duas coisas podem acontecer: o desejo de compra se reduz diante do volume de bens adquiridos, e a capacidade de endividamento é achatada. Esse fato é de fácil percepção tomando-se por base as leis microeconômicas, notadamente a lei da utilidade marginal decrescente. Assim, pretende-se mostrar a necessidade do marketing entender esse posicionamento do mercado e utilizando de suas ferramentas criar novos desejos que possam novamente reposicionar a curva da demanda, para bens e/ou serviços. Em algum momento, o processo de saturação de consumo irá acontecer e consequentemente novas exigências irão existir por parte dos consumidores. Diante desta realidade o marketing tem papel preponderante em conhecer, analisar, entender e interpretar as necessidades reais dos consumidores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.