A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Keywords:
Deficiência Intelectual, Inclusão, Práticas PedagógicasAbstract
O trabalho propõe falar sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nas escolas regulares e recomendar práticas pedagógicas que contribuam com o avanço cognitivo destes alunos no contexto da educação inclusiva. Considera-se que a permanência dos alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade favorece o seu desenvolvimento e também dos alunos comuns. A Declaração de Salamanca (1994) defende que qualquer criança tem direito à educação e ao acesso aos saberes, nos sistemas regulares de ensino, esta declaração foi entendida como um marco para a Educação Inclusiva que considera a diversidade essencial à espécie humana. A escola inclusiva busca atender as necessidades educativas de todos os alunos, em salas de aulas do ensino regular, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. A prática pedagógica na escola inclusiva requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. No ambiente escolar, para que o educando com Deficiência Intelectual possa aderir ao conhecimento e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, torna-se necessário criar condições que favoreçam o interesse e a possibilidade do aluno em participar das atividades. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.