AS CONTRIBUIÇÕES DO NÚCLEO DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS PARA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS EM PSICOLOGIA DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
Keywords:
Estágio, Psicologia, formação, identidade profissional, Núcleo de Práticas PsicológicasAbstract
O Núcleo de Práticas Psicológicas (NPP) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni (FUPAC-TO) consisti em um espaço de extensão do curso de Psicologia que possibilita aos graduandos uma relação teoria-prática e fornece serviços de Psicologia à população de Teófilo Otoni. Em fevereiro de 2008 a FUPAC-TO implantou o curso de psicologia. Atualmente, são 04 turmas finalizadas, totalizando 140 egressos. O NPP iniciou suas atividades de estágio em 2012. O presente trabalho pretende caracterizar o contexto histórico do estágio e da formação em Psicologia; Descrever o NPP; Analisar os diferentes momentos no percurso de sua constituição e Descrever o perfil sócio profissional do egresso. Além de identificar as contribuições do NPP da FUPAC-TO para formação do acadêmico de Psicologia. A pesquisa será de cunho descritivo utilizando do método quantitativo. Será aplicado um questionário estruturado nos regressos de Psicologia que se formaram no período de 2012 a 2015. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/CES (parecer 1.683.497), além de autorizada pela FUPAC-TO e pelos participantes que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. A aplicação será realizada de dois modos: presencial e online.O estágio se configura numa etapa de extrema valia para processo de formação em Psicologia, fornecendo ao graduando uma vivência da realidade profissional na qual ele está se capacitando para exercer. Espera-se que o NPP da FUPAC-TO permita essa vivência prática ao acadêmico de Psicologia e forneça a comunidade um serviço que promova a qualidade de vida do sujeito e o empoderamento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.