A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO PARA O PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA E A SUSTENTABILIDADE DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

Authors

  • Carlos Vinicius Louza Gomes FACELI, Linhares-ES, Brasil
  • Murilo Nicolini Gaigher FACELI, Linhares-ES, Brasil
  • Rodrigo da Vitória Gomes FACELI, Linhares-ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3877

Keywords:

Financial education, Retirement planning, Social Security.

Abstract

Este artigo analisa a educação financeira como ferramenta essencial para o planejamento da aposentadoria e a sustentabilidade da Previdência Social no Brasil. A partir de uma abordagem teórica e exploratória, discute os desafios do atual modelo previdenciário, marcado pelo envelhecimento populacional e desequilíbrio financeiro. Destaca-se que a educação financeira pode ampliar a conscientização sobre o planejamento de longo prazo, estimulando o uso de previdência complementar e a formação de reservas. O estudo também apresenta experiências internacionais, como a do Canadá, que evidenciam os benefícios de políticas públicas voltadas à educação financeira. Conclui-se que integrar a educação financeira às políticas sociais é fundamental para promover a autonomia econômica e reduzir a dependência do sistema público.

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Published

2025-04-30

How to Cite

Louza Gomes, C. V., Gaigher, M. N. ., & da Vitória Gomes, R. (2025). A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO PARA O PLANEJAMENTO DA APOSENTADORIA E A SUSTENTABILIDADE DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–23. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3877