A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A ORGANIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3813Keywords:
Concursos públicos; Educação profissional e tecnológica Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.Abstract
O presente estudo trata-se de recorte da pesquisa realizada para o Mestrado do Programa de Pós-graduação de Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT) que buscou refletir sobre a necessidade de mudanças e conceitos no setor responsável por concursos públicos e processos seletivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em função da incorporação de conceitos que sustentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como base na organização do setor. A pesquisa bibliográfica e documental realizada apontou como eixo norteador os fundamentos do materialismo histórico-dialético, que expressam o intuito dessa reflexão utilizando os conceitos que sustentam a educação profissional e tecnológica como base para o trabalho dos/as servidores/as desse setor como formação integral e omnilateral. Os resultados da análise mostram que o setor de processos seletivos e concursos públicos apontam para condições que venham contribuir com melhores infraestruturas, maior autonomia e aperfeiçoamento visando a construção de uma nova história na vida de cada discente, servidor e do próprio IFRJ.
References
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009. 287 p.
BOANAFINA, Anderson; OTRANTO, Celia Regina. Da consciência à docência: desafios da educação profissional no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022.
Amador Salomão, P. E. ., & Teixeira Oliveira Santos, A. . (2025). EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. Brasília, DF, 1939. Recuperado de http://www.planalto.gov. A institucionalização do concurso público no Brasil: uma análise sócio-histórica Revista do Serviço Público (RSP), Brasília 72 (3) 663-684 jul/set 2021
BRASIL Ministério da Educação: Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização: Ramos M: transmitido ao vivo em 17 e 18 de outubro de 2013- Disponível em: Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização - Professora Marise Nogueira Ramos - YouTube. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, DF, 2008. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 8).
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008a. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008a.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, [s. l]:1-20, 2008.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral: por que lutamos? Trabalho e Educação, [s. l]: 1-20, 2014.
COUTINHO, EH L; MELO, F LB de. Inovações socioeducacionais e os processos seletivos dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Secretaria de Educação do Paraná: PUC, Minas Gerais :1-14, 2011.
DRUCK, G. A terceirização no setor público e a proposta de liberalização da terceirização pelo PL 4330. Jornal dos Economistas: 11-13, 2013.
FORKERT, K.; LOPES, A. Unwaged posts in UK Universities: Controversies and campaigns. tripleC: Communication, Capitalism & Critique. Open Access Journal for a Global Sustainable Information Society :13, (2): 533-553, 2015.
FRANCO, Marília Costa; MOROSINI, Maria Estela Dal Pai. Marcos Regulatórios e arquiteturas acadêmicas na expansão da educação superior brasileira: movimentos indutores. Revista Educação em Questão. UFRN, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, RN: EDUFRN, 42 (28): 175-198, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO G. CIAVATTA, M; RAMOS, M. A Educação de trabalhadores no Brasil contemporâneo: um direito que não se completa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador: 1-12, 2014.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo; Companhia das Letras, 2001.
MAIA, B. A institucionalização do concurso público no Brasil: uma análise sócia histórica. 2021.
MARX, Karl. A mercadoria. In: MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
NUNES, T. S.; GONÇALVES, J.; TORGA, E. M. M. F. Precarização e Função Social: análise dos significados do trabalho de docentes da pós-graduação. Revista da Avaliação da Educação Superior, 2022.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal, IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: concepção e diretrizes. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, 2010a.
PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana, 2011; São Paulo: Moderna, 2011.
REIDEL, T; CAMPANHA, R V. Considerações sobre o trabalho do assistente social na política de saúde dos servidores públicos federais – O SIASS. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019.
REZENDE, Renato. Provimento de cargos em comissão por servidores sem vínculo efetivo: o que muda com o Decreto nº 9.021, de 2017? Boletim Legislativo nº 61. Abr 2017.
RSP, E. Reorganizado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP. Revista do Serviço Público, [S. l.]: 1 (1): 90 - 91, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.