FROM FASCIST INDOCTRINATION TO CONTEMPORARY ANTI-INTELLECTUALISM: THE LEGACY OF EDUCATIONAL CONTROL AND THE REJECTION OF SCIENCE

THE LEGACY OF EDUCATIONAL CONTROL AND THE REJECTION OF SCIENCE

Authors

  • Leandro Gilson de Oliveira PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3778

Keywords:

Anti-intellectualism, Fascism, Control of Education, Disinformation, Authoritarian Regimes, Science.

Abstract

O anti-intelectualismo tem sido uma característica constante dos regimes autoritários, especialmente no contexto do fascismo histórico e nos tempos contemporâneos. Este artigo explora o papel do anti-intelectualismo nos regimes fascistas do século XX, destacando sua manifestação na Itália de Mussolini e na Alemanha nazista, com ênfase na manipulação do conhecimento, no controle da educação e na repressão a intelectuais. Também analisa a persistência dessa ideologia no contexto contemporâneo, observando como governos populistas e autoritários, como os de Donald Trump e Jair Bolsonaro, utilizam estratégias de deslegitimação da ciência e da produção acadêmica. Através da desinformação e do ataque às universidades, esses regimes enfraquecem o pensamento crítico e consolidam narrativas simplificadas que favorecem o autoritarismo. A análise sugere que a defesa da ciência e da educação é fundamental para a preservação da democracia e do conhecimento.

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Published

2025-04-30

How to Cite

Gilson de Oliveira, L. (2025). FROM FASCIST INDOCTRINATION TO CONTEMPORARY ANTI-INTELLECTUALISM: THE LEGACY OF EDUCATIONAL CONTROL AND THE REJECTION OF SCIENCE: THE LEGACY OF EDUCATIONAL CONTROL AND THE REJECTION OF SCIENCE. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–16. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3778