THE LEGAL (IN)SECURITY IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT: ASPECTS REGARDING THE REGULATION OF THE ACTIVITY OF DIGITAL INFLUENCERS

Authors

  • Ana Luisa Telles Barros FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Jakeline Martins Silva Rocha FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2293

Keywords:

Digital influencers, Virtual Environment, Consumers, Legal Security

Abstract

The growth of consumer relationships within the virtual environment revealed the emergence of a new figure in the relationship, digital influencers. Such figures have great relevance in social networks, given the large number of followers available. However, the activity carried out is not regulated in the Brazilian territory, making it relevant to address the implications brought by consumer relations and the role of the State as a guarantor of the legal security of consumers. In light of this scenario, this article sought, based on bibliographical research and the deductive method covered by analyses of the Consumer Protection Code and the Civil Code, data analysis, and jurisprudence, to find legal (in)security in the virtual environment and the importance found in the regularization of the activity of digital influencers.

Author Biographies

Ana Luisa Telles Barros, FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda em Direito, Faculdade de Ensino Superior de Linhares/ES, Brasil

 

Jakeline Martins Silva Rocha , FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Advogada. Mediadora Judicial habilitada pelo TJES. Especialista em Direito Empresarial e em Educação pela FVC. Mestra em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela FVC. Professora efetiva do bloco de direito privado da FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares/ES. Professora de direito privado no Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVC (São Mateus/ES). Conselheira 12ª Subseção OAB/ES (2022 a 2024), Brasil

 

References

Agência Câmara de Notícias. Conar fiscaliza código de autorregulamentação, mas não tem poder punitivo. 2010. Disponível em: < https://www.camara.leg.br/noticias/143104-conar-fiscaliza-codigo-de-autorregulamentacao-mas-nao-tem-poder-punitivo/ >. Acesso em: 20 fev. 2024.

Agência Câmara de Notícias. Projeto proíbe artistas e influenciadores de fazer propaganda de empresas de apostas. 2024. Disponível em: < https://www.camara.leg.br/noticias/1016556-projeto-proibe-artistas-e-influenciadores-de-fazer-propaganda-de-empresas-de-apostas/ > Acesso em : 25. fev. 2024.

AGÊNCIA SENADO. Regulamentação de profissões é tema frequente no legislativo. 2022. Disponível em: < https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2022/07/regulamentacao-de-profissoes-e-tema-frequente-no-legislativo#:~:text=Para%20Paim%2C%20a%20regulamenta%C3%A7%C3%A3o%20profissional,%2C%20consequentemente%2C%20valoriza%20a%20atividade. > Acesso em: 21 mar. 2024.

BRASIL. Decreto-lei Nº 3.688, de 3 de outubro de 1941. Lei das Contravenções Penais. Rio de Janeiro, RJ: Diário Oficial da União, 1941.

BRASIL. Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1990.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 ago. 2018.

CONAR. GUIA DE PUBLICIDADE POR INFLUENCIADORES DIGITAIS, 2021. Disponível em: < http://conar.org.br/pdf/CONAR_Guia-de-Publicidade-Influenciadores_2011-03-11.pdf >. Acesso em: 20 fev. 2024.

DA SILVA, Cristiane Rubim Manzina; TESSAROLO, Felipe Maciel. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. XXXIX Intercom, São Paulo–SP, p. 980-1005, 2016. Disponível em: < https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf >. Acesso em: 05 fev. 2024.

DELGADO, José Augusto. O princípio da segurança jurídica: supremacia constitucional. 2005. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/79058403.pdf>. Acesso em: 14 out. 2023.

DE SOUZA, Bruna Raquel et al. Influenciadores digitais: identificação dos critérios determinantes para influenciar jovens usuários de redes sociais. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 5, p. 7879-7895, 2023. Disponível em: < https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/2162 >. Acesso em: 05 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v14i5.2162

DE VASCONCELOS, Fernando Antônio. Responsabilidade do profissional liberal no Código de Processo Civil e no Código de Defesa do Consumidor. Revista Jurídica do Ministério Público, v. 1, n. 1, p. 347-369, 2007.

DINIZ, M. H. Curso de Direito Civil Brasileiro. 24 ed.,v. 7. São Paulo: Saraiva, 2010.

Influenciadores e jogos de azar: quais os limites da profissão?. EXAME, 2023. Disponível em: < https://exame.com/marketing/influenciadores-e-jogos-de-azar-quais-os-limites-da-profissao/ >. Acesso em: 03 mar. 2024.

MIRANDA, Gabriella Alessi de. Mídias sociais: o marketing como forma de comunicação. UNICEUB, Brasília/DF. 2010. Disponível em: < https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1828/2/20722628.pdf > Acesso em: 04 fev. 2024.

MONTEIRO, Thais. A responsabilidade do influenciador digital. JusBrasil. 2023. Disponível em: < https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-responsabilidade-do-influenciador-digital/1815409026#:~:text=Resp%201.840.239%2FSP%3A,pr%C3%A9vio%20das%20informa%C3%A7%C3%B5es%20falsas%20divulgadas. >. Acesso em: 07 fev. 2024.

Publicidade digital dominará 65% da receita em 2023; saiba o que está em alta. Portal Making Of, 24 mar. 2023. Marketing. Disponível em: https://portalmakingof.com.br/publicidade-digital-dominara-65-da-receita-em-2023- saiba-o-que-esta-em-alta/ . Acesso em: 02 out. 2023.

Published

2024-04-30

How to Cite

Ana Luisa Telles Barros, & Jakeline Martins Silva Rocha. (2024). THE LEGAL (IN)SECURITY IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT: ASPECTS REGARDING THE REGULATION OF THE ACTIVITY OF DIGITAL INFLUENCERS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2293

Most read articles by the same author(s)