A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors

  • Vinicius Freitas Centro Universitário Augusto Motta
  • Carlos Roberto Santana Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Itamar Teodoro de Faria Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Eliane Carvalho Vidal Dias Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adriana de Menezes Universidade Federal Fluminense
  • Adelcio Machado dos Santos Doutor em Engenharia e Gestão do conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eliane Costa Santana Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.1556

Keywords:

TIC’s, Educação., Inovação, Ensino e aprendizagem.

Abstract

Em uma sociedade cada vez mais digitalizada as tecnologias da informação e comunicação TIC's fazem parte da vida privada e profissional da maioria das pessoas, incluindo o ambiente educacional e ciclo de vida do aluno onde a interação começa na primeira infância e perdura até a realização profissional. Elas avançaram ao longo do tempo e com seu dinamismo o uso educacional também requer modificações. Logo, um dos principais desafios nesse caso é fazer com que tanto os alunos quanto professores tenham acesso e saibam usá-las como ferramenta de ensino e aprendizagem. Como objetivo este estudo vem discutir o impacto das TIC's na educação e como e quando utilizá-las no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia realizada foi revisão bibliográfica da literatura nas bases de dados Scielo e Repositório Capes cujos critérios de inclusão para a seleção da amostra foram artigos publicados em português e inglês que retratassem a temática em estudos, publicados e indexados nas referidas bases nos últimos 20 anos, sem nenhum tipo de exclusão para artigos que contenham informações relevantes para este estudo. Como resultado percebeu-se que as TIC’s, como um investimento essencial para o ambiente escolar, devem ser alvo de investimento das escolas desde o letramento até o acesso para a utilização de inovações, passando pela formação docente ao inseri-las no cotidiano de suas aulas com intuito de tornar os métodos de ensino mais dinâmicos, criativos e motivadores. No entanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre os métodos utilizados, as competências exigidas pelas disciplinas e a aprendizagem do aluno, independente do segmento da educação que esteja inserido.

References

ARAVINDAN, P. ICT in Higher Education: Opportunities and Challenges. New Delhi: University News, Vol. 55 (34), p. 22-39.

ARIS, N; ORCOS, L. ICTs and school education. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, Vol. 3, nº4, 2015, p.01-12. DOI: https://doi.org/10.9781/ijimai.2015.342

BARRETO, M. C; MAIA, D. L. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5(1), 2012, p.47‐ 61

CHAHIN, A; CUNHA, M. A; KNIGHT, P. T; PINTO, S. E-gov.br: a próxima revolução brasileira. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

COMI, S; ARGENTIN, G; GUI, M. et al. Is it the way they use it? Teachers, ICT and student achievement. Economics of Education Review, Vol. 56, 2017, p.24-39. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2016.11.007

DAVIES, R. S; WEST, R. E. Technology integration in schools. Handbook of Research on Educational Communications and Technology, Springer, New York, 2014, pp. 841-853. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-3185-5_68

ESCUETA, M; QUAN, V; JOSHUA, A. N. et al. Education technology: an evidence-based review. NBER Working Paper, n.23744, National Bureau of Economic Research, Cambridge, 2014, p.1-102.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, 2015, p.428-439. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51r04

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da Informática, 34. ed. 2010.

LIVINGSTONE, S. Critical reflections on the benefits of ICT in education. Oxford Review of Education, 38:1, 2012, p.9-24. DOI: https://doi.org/10.1080/03054985.2011.577938

MARTINS, A. L. C.. A Formação Continuada do Professor nas TICs. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, 2020, p.118-135.

OLIVEIRA, C. O; MOURA, S. P. Tic 's na educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação. vol. 7, n. 1, 2015.

OREOPOULOS, P; UROS, P. Student Coaching: How Far Can Technology Go? Journal of Human Resources, February, 2017, p.1216–1229. DOI: https://doi.org/10.3386/w22630

PEDRÓ, F. Connected minds: technology and today’s learners. Paris: Centre for Educational Research and Innovation, OECD, 2012.

RIBAS, C. O profissional da informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 3, set./dez. 2007, p.47-57.

SHUKLA, B. ICT in Education: visions and realities. Agra: Agrawal Publication, 2016.

VALENTE, J. A (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993, p.24-44.

VARGAS, R. S; KONAGESKI, T. B. A transversalidade das tecnologias digitais de informação e comunicação na BNCC: Implicações para a formação de professores. Rio Grande do Sul. Salão do Conhecimento. 2019.

VEEM, W; VRAKKING, B. Homo Zappiens: Educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. 139p.

VIDAL PUGA, M. P. Investigación de las TIC en la educación. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 5 (2), 2006, p.539-552.

Published

2023-08-31

How to Cite

Freitas, V., Carlos Roberto Santana Lima, Itamar Teodoro de Faria, Eliane Carvalho Vidal Dias, Adriana de Menezes, Adelcio Machado dos Santos, & Eliane Costa Santana. (2023). A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 10(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.1556