EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO ATUAL

Authors

  • Cláudio Ângelo Nhancale Docente, Universidade Save, Moçambique
  • Gaspar Har Cuamba Docente, Universidade Licungo Beira, Moçambique
  • João Nguiraze DTICs, Universidade Púnguè, Moçambique
  • Lussane Hepculen Machaca Docente, Universidade Púnguè, Moçambique

Abstract

Este artigo científico aborda a temática da educação para a cidadania digital e o papel do professor universitário no contexto atual. Cidadania digital pode ser entendida como um conjunto de práticas fundamentadas na ética e que orientem a comunicação e interação entre as pessoas através das ferramentas tecnológicas contribuindo para o uso responsável das mesmas. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, abrangendo estudos e pesquisas relacionadas à educação para a cidadania digital e o papel do professor universitário. Foram selecionados artigos científicos, livros e documentos relevantes para a análise e discussão do tema. O objetivo dessa pesquisa é Investigar a importância da educação para a cidadania digital no ensino superior, fortalecendo a formação de estudantes universitários como cidadãos digitais responsáveis e engajados na sociedade atual.. Espera-se fomentar o protagonismo dos atores na pesquisa, a fim de que possam aplicar a compreensão adquirida na sua experiência diária. Os resultados revelam que o professor universitário desempenha um papel crucial na formação de cidadãos digitais responsáveis e críticos. As estratégias pedagógicas mais eficazes incluem a integração de atividades práticas, discussões em sala de aula e projetos que estimulem a reflexão sobre questões éticas, privacidade, segurança e uso responsável da tecnologia.

Published

2023-08-09

How to Cite

Cláudio Ângelo Nhancale, Gaspar Har Cuamba, João Nguiraze, & Lussane Hepculen Machaca. (2023). EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO ATUAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1462