EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO ATUAL
Abstract
Este artigo científico aborda a temática da educação para a cidadania digital e o papel do professor universitário no contexto atual. Cidadania digital pode ser entendida como um conjunto de práticas fundamentadas na ética e que orientem a comunicação e interação entre as pessoas através das ferramentas tecnológicas contribuindo para o uso responsável das mesmas. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, abrangendo estudos e pesquisas relacionadas à educação para a cidadania digital e o papel do professor universitário. Foram selecionados artigos científicos, livros e documentos relevantes para a análise e discussão do tema. O objetivo dessa pesquisa é Investigar a importância da educação para a cidadania digital no ensino superior, fortalecendo a formação de estudantes universitários como cidadãos digitais responsáveis e engajados na sociedade atual.. Espera-se fomentar o protagonismo dos atores na pesquisa, a fim de que possam aplicar a compreensão adquirida na sua experiência diária. Os resultados revelam que o professor universitário desempenha um papel crucial na formação de cidadãos digitais responsáveis e críticos. As estratégias pedagógicas mais eficazes incluem a integração de atividades práticas, discussões em sala de aula e projetos que estimulem a reflexão sobre questões éticas, privacidade, segurança e uso responsável da tecnologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.