PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO FUTURO

Authors

  • João Armando Guiraze Universidade Pungue
  • Felisberto Félix Singo .
  • Marcio de Rosario Chin .

Keywords:

Pensamento Computacional, Formação do Profissional, Futuro, Cidadania

Abstract

O presente artigo tem como tema pensamento computacional para a formação do profissional do futuro, O pensamento computacional (do inglês, computational thinking) engloba métodos para solução de problemas baseado nos fundamentos e técnicas da Ciência da Computação, e atualmente é visto como uma das formas de desenvolver o raciocínio lógico. esse estudo buscou responder a seguinte indagação: Qual a importância do pensamento computacional para a formação do profissional do futuro? A presente pesquisa buscou analisar as contribuições do pensamento computacional no desenvolvimento do raciocínio lógico do cidadão. Tem com objetivo de identificar a importância das habilidades específicas do pensamento computacional para a formação dos futuros profissionais que atuam em diferentes áreas da atualidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva através da técnica de levantamento bibliográfico dos principais autores e estudiosos sobre o tema em questão, além de informações resgatadas em websites e artigos. Constatou-se que a ciência computacional vem se transformando ao longo dos últimos anos, passando de um modelo estático, histórico e limitado para um modelo integrado em diversas áreas, com características muito mais flexíveis e abrangente a todos, para que haja uma mudança de paradigma no papel do futuro profissional, de produtor para mediador do conhecimento, é necessário o desenvolvimento de novas competências para responder os diversos desafios existentes no dia a dia do cidadão.

Published

2023-07-25

How to Cite

Guiraze, J. A., Singo, F. F., & Chin, M. de R. (2023). PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO FUTURO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1363