ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NAS ESCOLAS PÓS-PANDEMIA

Authors

  • Andreia Stefany Cunha Sicupira Faculdade Alfa-Unipac
  • Aryanne Michelle Rodrigues Pereira Faculdade Alfa-Unipac
  • Elisângela Alves de Sousa Faculdade Alfa-Unipac
  • Sara Costa Santos Faculdade Alfa-Unipac

Keywords:

Saúde na escola, Enfermagem, Pandemia Covid-19, Ansiedade

Abstract

O presente Artigo Científico apresenta a situação vivenciada nas escolas de Ensino Fundamental e Médio após a pandemia da COVID-19, que tem representado um desafio na saúde pública de todo o país, tendo em vista as enfermidades que ora se apresentam durante o retorno dos estudantes e a ausência ou precariedade de cuidados médicos durante o isolamento social. O objetivo do presente trabalho é de propiciar o entendimento de alguns conceitos sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) enfatizando a ação precisa do enfermeiro no espaço escolar, bem como as principais ocorrências nas escolas detectadas neste período. Este trabalho foi realizado partindo de um estudo bibliográfico a respeito do tema que muito interessa aos profissionais da Enfermagem, onde foi percebido que a atuação dos mesmos é crucial na prevenção de diversas enfermidades detectadas em estudantes, seus familiares, bem como em servidores. Dentre algumas situações elencadas neste artigo, merece destaque a ansiedade, que foi um dos pontos focais detectados no espaço escolar no período atual. Conclui-se que quão relevante é tratar-se dessa temática da prática educativa do enfermeiro nas escolas, tendo em vista o contato direto mantido com crianças e adolescentes, tendo em vista o quão importante e preciso é o trabalho do enfermeiro nas escolas para a promoção e prevenção em saúde.

Published

2023-07-25

How to Cite

Sicupira, A. S. C., Pereira, A. M. R., Sousa, E. A. de, & Santos, S. C. (2023). ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NAS ESCOLAS PÓS-PANDEMIA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1). Retrieved from https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1074

Most read articles by the same author(s)