METILFENIDATO E APRIMORAMENTO COGNITIVO FARMACOLÓGICO:
UMA ANÁLISE DO USO DO FÁRMACO NO MELHORAMENTO ACADÊMICO INFANTIL
Keywords:
Melhoramento cognitivo, Farmácia, Farmacologia, Educação, MetilfenidatoAbstract
O metilfenidato é um estimulante do sistema nervoso central. Afeta substâncias químicas no cérebro e nos nervos que contribuem para a hiperatividade e o controle dos impulsos. A administração desses medicamentos em jovens saudáveis deve ser avaliada cuidadosamente. Se essas drogas mostrarem efeitos positivos em indivíduos saudáveis, questões sobre os potenciais efeitos do uso de potenciadores cognitivos, incluindo as implicações éticas, legais e sociais, merecem atenção urgente. O presente estudo analisou o Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico, através de uma análise do uso do fármaco no melhoramento acadêmico infantil. O uso de nootrópicos pelo público em geral reflete o desejo dos indivíduos (ou a pressão exercida sobre eles) de melhorar sua cognição, mesmo que sejam saudáveis, e terá várias motivações, como o estresse associados ao trabalho ou competitividade no meio acadêmico e científico. A eficácia dessas drogas que melhoram a cognição carece de evidências científicas que sustentem os benefícios atribuídos a elas, como mais foco ou melhor memória, pois os resultados em estudos mostram pouca consistência cobrindo um espectro de efeitos deletérios a efeitos benéficos em determinadas tarefas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.