PAVIMENTOS RÍGIDOS:
O FUTURO DAS ESTRADAS BRASILEIRA
Palavras-chave:
Pavimentos Rígidos, Pavimentos Flexíveis, EstradasResumo
Nas estradas brasileiras, movimentam-se diariamente grandes quantidades de veículos, e o peso infringido nas diferentes áreas construídas para este fim é enorme. Para resistir a essa quantidade voluptuosa de tensões precisa-se de um material não só resistente, mas também durável. Nos dias de hoje, por questões culturais, o tipo de pavimento mais utilizado é o pavimento flexível, que, em teoria, é menos custoso a curto prazo, de mais rápida construção e de reparo mais fácil. Através de dados coletados serão comparados os diferentes tipos de pavimento (rígido e flexível), evidenciando suas vantagens e desvantagens, buscando a conscientização e o entendimento de quais os métodos mais eficazes para satisfazer as necessidades das estradas brasileiras. As maiores variáveis se encontram na capacidade resistiva e na durabilidade do pavimento, porém, o fator econômico torna-se mais importante na maioria dos casos, onde busca-se satisfazer todas as necessidades através de um pavimento, que na maioria das vezes não é do tipo correto, com durabilidade mais baixa, de menor resistência, porém menos custosa, tendo assim um ilusório menor gasto de verbas, mas que a longo prazo pode acarretar em prejuízos. Em países como a Alemanha e os Estados Unidos, o pavimento rígido é o mais utilizado,principalmente em autoestradas, desde antes da Segunda Guerra Mundial, e no Brasil, ainda hoje, não é a mais utilizada.
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