A ESCOLA-FAMÍLIA, EDUCAÇÃO EM VALORES E CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
Palavras-chave:
Escola, Família, Aprendizagem significativa, Educação em valoresResumo
A pesquisa aborda a relação escola-família na perspectiva de uma educação em valores e construção de aprendizagens significativas. Parte do pressuposto de que ainda que haja um reconhecimento da participação da família no contexto da escola é necessário avançar na discussão dessas sinergias no contexto de uma Educação em valores para a formação de aprendizagens significativas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as estratégias da educação em valores que podem ser utilizadas para aproximação escola-família e desenvolvimento de aprendizagens significativas. Do ponto de vista metodológico e um estudo de natureza qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa bibliográfica sustentada em fontes secundárias. A pesquisa foi feita em bases e acervos científicos especializadas (scielo, domínio público, google acadêmico, dentre outros) com base nas seguintes palavras-chave: escola família, educação em valores e aprendizagem significativa. Conclui-se que educação entre Familia e Escola é partilhada e é através dela que se constrói o caráter do cidadão consciente que buscamos ter hoje em nossa sociedade, pois a educação passa pela família e depois pela escola mostrando seus reflexos na sociedade. Considerando esta relação tão complexa e importante estaremos desenvolvendo esta pesquisa com finalidade de tentar contribuir com esse tema, a fim de ressaltar quais as iniciativas, práticas e/ou projetos podem auxiliar nesse relacionamento entre família, escola e comunidade e como isso pode auxiliar na aquisição de aprendizagens significativas na vida do aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.