EDUCAÇÃO, SABER E EMANCIPAÇÃO HUMANA:
UMA EPISTEMOLOGIZAÇÃO POSSÍVEL
Palavras-chave:
Direito Humano, Educação, Emancipação, Saber-PoderResumo
A educação sempre foi tida como uma área promissora para qualquer nação. Ferramenta na promoção da emancipação humana e na quebra das inúmeras desigualdades sociais. O presente trabalho traz algumas reflexões epistemológicas a cerca da constituição dos sistemas educacionais, em especial no Brasil, e como esses sistemas corroboram com uma política eurocêntrica do saber, e, como esse saber produzem “verdades” através dos inúmeros discursos hegemônicos proferidos pelos os que detêm o saber-poder. Por fim, aponta-se a necessidade do exercício para uma (des) construção desses sistemas, a fim, de tornar a educação um verdadeiro direito humano, alicerçado na pluralidade e na diversidade cultural dos saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.