EFEITOS DA PRESSÃO POSITIVA EM PACIENTES ADULTOS COM LESÃO PULMONAR AGUDA/ SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO VENTILADOS MECANICAMENTE
Palavras-chave:
Ventilação Mecânica, Pressão positiva, Lesão Pulmonar Aguda, Síndrome do Desconforto Respiratório AgudoResumo
A pressão positiva é um dos principais recursos da fisioterapia como tratamento para a Lesão Pulmonar Aguda (LPA)/ Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) devido aos pacientes apresentarem hipoxemia. O presente estudo tem a finalidade de discutir os efeitos da pressão positiva em pacientes adultos com LPA/SDRA, e que estejam em uso de ventilação mecânica. Para a estruturação do trabalho foi realizado um estudo qualitativo em nível descritivo, com tipo de delineamento em pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura científica. Os critérios de inclusão adotados para busca das obras foram: estudos científicos com publicações entre 2007 a 2017; que esteja na língua portuguesa, inglesa ou espanhola; e que estavam disponíveis na íntegra e não de forma resumida. Os estudos demonstram que a pressão positiva trata a hipoxemia, no entanto, parâmetros relativamente maiores ou, até mesmo, menores podem ocasionar o estiramento do parênquima pulmonar e induzir a lesão alveolar iniciando ou agravando a LPA/SDRA já existente. Portanto, deve-se instituir parâmetros ventilatórios protetores individualizados para cada paciente de modo que possam oferecer eficiência e segurança no manejo da técnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.