IMPLICAÇÕES DA DEPRESSÃO NO RENDIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA
Palavras-chave:
Depressão infantil, Criança, Professor, Escola, Rendimento escolarResumo
A depressão na infância pode apresentar interferências diretas na vida escolar da criança, prejudicando, além de seu convívio social, seu rendimento escolar. O campo de estudos da depressão infantil tem se expandido, surgindo recentemente, o interesse por parte de pesquisadores, por ser um adoecimento psíquico que influencia de forma significativa, as relações interpessoais da criança e também o seu desenvolvimento cognitivo. Sendo assim, a presente pesquisa apresenta o seguinte problema: Quais são as interferências na vida escolar de uma criança que se encontra em um quadro depressivo? Objetivando a apresentação dessas interferências na vida escolar da criança. Quanto aos procedimentos técnicos, adotou-se a revisão de literatura, sendo qualitativa em relação ao problema, e descritiva quanto ao que se pretende concluir com a pesquisa, tendo como base os estudos de autores como, Aaron Beck e Alford (2011), Cruvinel & Boruchovitch (2003), Friedberg e MacClure (2004), Calderado & Carvalho (2005), entre outros. Considerou-se por fim, que o ambiente escolar pode ser um local propício para a manifestação dos sintomas da depressão infantil, pois é o local onde o indivíduo está constantemente em contato social, havendo um declínio na aprendizagem que afeta a concentração e atenção da criança. Quando deprimido, o aluno tem suas funções cognitivas alteradas, interferindo assim no desempenho escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.