DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ANIME DUNGEON MESHI: O USO DO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Lino Manoel do Nascimento Filho Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Jhonatan Ferreira Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • José Valdemilson dos Santos Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Camila Chagas Correia Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4021

Palavras-chave:

Divulgação científica, ensino de Ciências, animes.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo presente na obra Dungeon Meshi e discutir as referências a conceitos científicos e à ciência observados na animação, avaliando o potencial pedagógico da obra como dispositivo de divulgação científica. Foi realizado um estudo qualitativo acerca da animação, registrando os momentos nos quais haviam a passagem de um termo científico tanto na fala de um personagem quanto visualmente. Esses dados foram extraídos e organizados em uma tabela de acordo com o conteúdo para serem debatidos com os referenciais. No total, foram 18 trechos retirados dos episódios, contendo eventos no enredo que abordaram os seguintes temas: Ecologia (5), Metodologia Científica (3), Biologia Celular (3), Taxonomia (2), Zoologia (2) e Biotecnologia (1). Portanto, conclui-se que a obra analisada traz uma gama de conceitos científicos em seu enredo, que podem ser articulados com o currículo trabalhado em sala de aula e, dessa forma, servir como recurso didático. No entanto, é válido considerar que, mesmo sendo uma tecnologia potencialmente revolucionária para a educação, a própria tecnologia não pode ter um destaque maior do que o conteúdo específico em si.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Manoel do Nascimento Filho, L., Ferreira Silva, J., Valdemilson dos Santos Silva, J., & Chagas Correia, C. (2025). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ANIME DUNGEON MESHI: O USO DO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 10(1), 1–13. https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4021