A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3982Palavras-chave:
Inclusão escolar; Transtorno do Espectro Autista; Psicologia escolar; Estratégias pedagógicas; Atendimento Educacional Especializado.Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender as contribuições da psicologia para as estratégias educacionais voltadas à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de uma revisão integrativa, foram analisados 10 artigos selecionados a partir de critérios específicos de inclusão e exclusão, publicados entre 2012 e 2022, nas bases SciELO e LILACS. Os resultados apontam que a inclusão de crianças com TEA exige adaptações significativas por parte das instituições escolares e dos profissionais envolvidos. Práticas pedagógicas que promovam a autonomia, comunicação e criatividade são essenciais, assim como o uso de tecnologias assistivas e estratégias individualizadas. A atuação interdisciplinar, envolvendo professores, famílias, psicólogos e especialistas, mostrou-se fundamental para o sucesso da inclusão. Entretanto, os estudos indicam dificuldades recorrentes, como a falta de formação continuada dos docentes, a ausência de planejamento escolar inclusivo e fragilidades na articulação entre escola e família. Além disso, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi destacado como recurso necessário para garantir apoio individualizado. As principais limitações são problematizadas ao final.
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