EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INTERCULTURAL, BILINGUE, ESPECIFICA E DIFERENCIADA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM ITACOATIARA - Am

Autores

  • Susy Geovana da Silva da Cruz Universidade Federal do Amazonas - UFAM - ICET
  • Ignes Tereza Peixoto de Paiva Universidade federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.3928

Palavras-chave:

Educação; Indígena; Cultura.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a educação escolar indígena em Itacoatiara, com foco em

seus preceitos legais e na relação com as políticas públicas de oferta e execução dessa modalidade

de ensino. Buscou responder às seguintes inquietações: como se apresentam os princípios da

educação escolar indígena, intercultural, bilíngue, específica e diferenciada no contexto das políticas

educacionais do município? Quais discursos se evidenciam na relação entre o que é legalmente

previsto e o que é efetivamente realizado? Procurou-se também compreender se as políticas

desenvolvidas pela SEMED/Itacoatiara, reconhecem as necessidades de uma educação indígena

específica e de qualidade, e se, na prática, há conflitos e contradições a serem superados. A

pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com

coordenadores e pedagogos da SEMED, bem como com professores atuantes nas escolas das

terras indígenas das comunidades do Rio Urubu. As entrevistas ocorreram por videochamadas, em

razão das dificuldades enfrentadas no período da coleta de dados. O projeto de iniciação científica

intitulado “Educação Escolar Indígena Intercultural, Bilíngue, Específica e Diferenciada no Contexto das Políticas Públicas em Itacoatiara-AM” teve como foco principal identificar os desafios existentes

para a promoção de uma educação indígena de qualidade, respeitando suas especificidades

culturais e linguísticas. Os dados revelaram avanços normativos, mas também lacunas significativas

entre as diretrizes legais e a realidade vivenciada pelas comunidades. A pesquisa contribui para o

debate sobre a efetivação de uma educação escolar indígena equitativa, valorizando a diversidade

étnica e assegurando os direitos dos povos indígenas.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

da Silva da Cruz, S. G., & Tereza Peixoto de Paiva, I. (2025). EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INTERCULTURAL, BILINGUE, ESPECIFICA E DIFERENCIADA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM ITACOATIARA - Am. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 10(1), 1–13. https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.3928