EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INTERCULTURAL, BILINGUE, ESPECIFICA E DIFERENCIADA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM ITACOATIARA - Am
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.3928Palavras-chave:
Educação; Indígena; Cultura.Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar a educação escolar indígena em Itacoatiara, com foco em
seus preceitos legais e na relação com as políticas públicas de oferta e execução dessa modalidade
de ensino. Buscou responder às seguintes inquietações: como se apresentam os princípios da
educação escolar indígena, intercultural, bilíngue, específica e diferenciada no contexto das políticas
educacionais do município? Quais discursos se evidenciam na relação entre o que é legalmente
previsto e o que é efetivamente realizado? Procurou-se também compreender se as políticas
desenvolvidas pela SEMED/Itacoatiara, reconhecem as necessidades de uma educação indígena
específica e de qualidade, e se, na prática, há conflitos e contradições a serem superados. A
pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com
coordenadores e pedagogos da SEMED, bem como com professores atuantes nas escolas das
terras indígenas das comunidades do Rio Urubu. As entrevistas ocorreram por videochamadas, em
razão das dificuldades enfrentadas no período da coleta de dados. O projeto de iniciação científica
intitulado “Educação Escolar Indígena Intercultural, Bilíngue, Específica e Diferenciada no Contexto das Políticas Públicas em Itacoatiara-AM” teve como foco principal identificar os desafios existentes
para a promoção de uma educação indígena de qualidade, respeitando suas especificidades
culturais e linguísticas. Os dados revelaram avanços normativos, mas também lacunas significativas
entre as diretrizes legais e a realidade vivenciada pelas comunidades. A pesquisa contribui para o
debate sobre a efetivação de uma educação escolar indígena equitativa, valorizando a diversidade
étnica e assegurando os direitos dos povos indígenas.
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