SENTIDOS ATRIBUÍDOS À DANÇA PRESENTE NOS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Autores

  • João Paulo Oliveira Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
  • Rubislei Sabino Mestre em educação UFG Campus Catalão/Go
  • Maria Eloisa Coelho Graduanda em Educação Física IFGoiano Campus Urutaí
  • Tawan Kellyton Graduando em Educação Física IFGoiano Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3852

Palavras-chave:

Dança; Nossa Senhora do Rosário; Cultura e Resistência.

Resumo

A dança faz parte das atividades humanas desde os tempos primitivos, sendo considerada a primeira manifestação corporal que expressa as emoções humanas. Esta prática, no decorrer de sua evolução, assumiu diferentes objetivos e variadas formas, como danças sagradas, populares, teatrais, entre outras, sendo essas utilizadas em várias épocas e civilizações, o que imprime à dança diferentes sentidos e significados. O referido estudo propõe analisar os sentidos atribuídos à dança presente nos festejos de Nossa Senhora do Rosário, sendo uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que conta com literaturas datadas de 2000 a 2024, por meio de levantamento de dados científicos já publicados, permitindo inferir que a dança desempenha importante destaque junto à festa de Nossa Senhora do Rosário devido a relação dos devotos com a fé. Em outras palavras, a dança presente nas congadas no decorrer desta festa minimiza a resistência às manifestações artísticas religiosas além de abrir caminhos à tradição cultural na sociedade brasileira.

Referências

ALVES, Yara de Cássia. Recomposições do passado: memórias e histórias da festa de Nossa Senhora do Rosário dos homens pretos em Minas Novas – MG. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro. Vol. 41, Núm. 3, p. 127-144, 2021.

ALVES, Daniel. Expressões obrigatórias e ocultamentos seletivos: As religiões afro-brasileiras e a Festa de Nossa Senhora do Rosário em Catalão (GO) », Anuário Antropológico [Online], v.49 n.1 | 2024, posto on line no dia 15 abril 2024, consultado em 09/01/2025. URL: http://journals.openedition.org/aa/11895.

APOLINARIO, Carlos Daniel. A congada na escola: Uma manifestação cultural Afro- Brasileira. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. URL: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/58. Acesso em: 08/10/2024.

PURPER, R.; BRIGITTE OLIVA DE ARAÚJO, O pensar fazer dança desde uma perspectiva contemporânea e decolonial. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 276–310, 2020. DOI: 10.5216/ac. v6i2.65655. URL: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/65655. Acesso em: 17 abr. 2025.

BARRETO, Débora. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3. ed. Campinas, São Paulo, Autores Associados, 2008.

BARANCELLI, Lyégie Lys Rodrigues; PAWLOWYTSCH, Pollyana Weber da Maia. Dança e qualidade de vida: um estudo biopsicossocial. Repertório, Salvador, nº 26, p.273-282, 2016

BRASILEIRO, Lívia Tenório. A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira. Pro-Posições, Campinas. Vol. 21, Núm. 3, p. 135-153. set./dez. 2010.

BRASILEIRO, Jeremias. Cultura afro-brasileira na escola: o congado em sala de aula. São Paulo: Editora Ícone, 2010.

BRASILEIRO, Lívia Tenório; FRAGOSO, Aline Renata de Farias; GEHRES, Adriana de Faria. Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos. Pro-Posições. Campinas, SP. V. 31 | e20180113 | 2020. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0113.

BATISTA, Nídia Carneiro; BRISOLA, Elisa Maria Andrade; GOMES, Celso Augusto dos Santos. Dança e inclusão social: limites e possibilidades. Interação, Varginha/MG. Vol. 25, Núm. 1. P. 50-65. 2023.

BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo. Vol. 18, Núm. 3. p. 265-274. 2006.

CARVALHO, J.; RAMOS, W. Uma abordagem sócio-antropológica para o turismo: um estudo sobre a congada. 2005. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/pos- graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo-e-hospitalidade/eventos-e-anais/iii-semintur/>. Acesso em: 08 de outubro de 2024.

COUTO, Patrícia A. Brandão. O povo do cativeiro e a Senhora do Rosário: reinados e congados em Minas Gerais. 1 ed. – Belo Horizonte: Fino Traço, 2018.

LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: O Congo Mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.384, 2014.

MACEDO, E. N. A dança dos congos da cidade de Goiás: performances de um grupo afro-brasileiro. 2015. 159 folhas. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

PEREIRA, Raquel Machado. Vestígios e tradição: uma investigação sobre o corpo poético da Congada / Raquel Machado Pereira. – Campinas, SP : [s.n.], 2017.

RODRIGUES, Tatiane Daby de Fátima Faria; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Josely Alves dos. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, Rio de Janeiro. Vol. 2. Núm. 1, p. 154-174. 2021.

SILVA, Ariel Lucas. Rosário em festa: representação, identidade e fé. VI Encontro de estudos multidisciplinares em cultura – ENECULT - 25 a 27 de maio de 2010 – Facom ‐ UFBa – Salvador.

SILVA, Aila Regina da. O corpo mediador: dança e mediação no museu. Repertório, Salvador, ano 20, n. 28, p. 390-402, 2017.1.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUNCAMP, Campinas. v.20, n.43, p.64- 83. 2021.

UNICAMP. Coordenação de Graduação em Dança. Programas das disciplinas. Campinas: UNICAMP, 2006. 38 programas.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Oliveira, J. P., Sabino, R., Coelho, M. E., & Kellyton, T. . (2025). SENTIDOS ATRIBUÍDOS À DANÇA PRESENTE NOS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1), 1–11. https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3852